A importancia da ludicidade na educação infantil

Páginas: 5 (1041 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
Introdução
A educação infantil é um tempo e espaço destinado ao atendimento das crianças de zero a cinco anos de idade.
Olhar para infância e para suas especificidades demanda curiosidade, pesquisa e desejo de compreender as crianças.
Tambem faço citações á respeito do Referencial Curricular Nacional comtemplando uma educação infantil permeada por brincadeiras,cuidados e ações educativas.
Epor fim a importância do planejamento, da avaliação e da ludicidade na educação infantil.
Desenvolvimento

O Referencial Curricular para a Educação Infantil (RCNEI) integra a série de documentos dos parâmetros Curriculares Nacionais elaborados pelo Ministério da Educação e do Desporto.O documento pretende apontar metas de qualidades que contribuam para que as crianças tenham um desenvolvimentointegral de sua identidades, capazes de crescerem como cidadãos cujos direitos á infância são reconhecidos.
O Referencial ainda em seu primeiro volume traz ma concepção de criança, levando em consideração que cada escola, cada comunidade,tem um olhar diferenciado para a criança e, portanto a infância. A concepção de criança é históricamente construida e consequentemente vem mudando ao longo dostempos.
O documente esclarece que a criança é um sujeito social e histórico ,fazendo parte de uma familia e, portanto de uma sociedade, e esta por sua vez, representa uma determinada cultura.Mas faz-se necessário pensar que cada criança tem a sua especificidade e singularidade, desta forma, cada uma delas pensa e estabelece relações com o mundo de uma maneira muito particular.
Alem da concepção deinfância, o referencial desvela ações de cuidado e educação que devem caminhar lado a lado.E ressalta a importância do brincar para o universo infântil.
Sabemos que a criança ao brincar desenvolve sua oralidade,sua capacidade de associação, sua percepção espacial, a afetividade a socialização,enfim sua visão e compreensão de mundo, por isso permitir que as crianças brinquem é garantir seu plenodesenvolvimento nos aspectos :cognitivos e afetivos, e é a maneira mais completa de motivar,de manter a concentração e de aprender sempre mais com as descobertas e a ludicidade das brincadeiras.
O brincar cria oportunidades para que as crianças possam experimentar o mundo e internalizar uma compreensão particular sobre as pessoas,os acontecimentos e sobre si mesma.É o canal de expressão dalinguagem verbal, das experiências vividas e da interpretação da realidade.
Nesse sentido o RCNEI (2001) orienta que o ato de educar significa propiciar situações de cuidados e brincadeiras organizadas em função das características infantil, de forma a favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem.
Compreender a indissociabilidade entre educar, cuidar, e brincar implica em promover uma ação pedagógicarespaldada em uma visão integrada acerca do desenvolimento infantil, respeitando as peculiaridades de cada criança e oportunizando situações de aprendizagem significativas e prazerosas.Para que as crianças possam exercer sua capacidade de criar é imprescíndivel que haja riqueza e diversidade nas experiências que lhe são oferecidas nas instituições, sejam elas voltadas ás brincadeiras ou asaprendizagens que ocorrem por meio de uma intervenção direta.
Desta forma as atividades propostas para esta etapa da educação devem proporcionar um entrosamento entre cuidar, educar e brincar, oportunizando uma educação integral, a favorecer o aprender e o desenvolver.
Para tanto, amparo, recreação e instrução; entretenimento e ensino precisam fazer- se presentes no cotidiano dos espaços de educaçãoinfantil, epara que as atividades sejam realizadas e incorporadas de forma sádia á rotina das crianças é necessário um bom planejamento da aula, ou seja das atividades a serem realizadas.
O planejamento é muito importante, porque orienta quais caminhos o professor deve tomar em relação ao processo de ensino e de aprendizagem, com vista a atingir os melhores resultados possíveis, planejar é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da ludicidade na educação infantil
  • A importância da ludicidade na Educação infantil
  • A importância da ludicidade na educação infantil
  • A importancia da ludicidade na educação infantil
  • A importância da ludicidade no processo educativo na educação infantil.
  • Cuidado, educação e ludicidade. a importância do planejar e avaliar na educação infantil
  • A IMPORTANCIA DA LUDICIDADE NA ED INFANTIL
  • Ludicidade na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!