A IMPORTANCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

553 palavras 3 páginas
A importância da Literatura na Educação Infantil.

Este artigo se divide em:
Resumo
Introdução 1º- A leitura da literatura infantil sob o ponto de vista político.
2º- O papel da literatura infantil na escola.

Considerações finais.
Referências Bibliográficas.

O artigo tem por objetivo salientar a importância da leitura na vida do ser humano em diversas faces da vida, o primeiro contato da criança com a literatura infantil é quando ela ouve histórias contadas pelos adultos, através de seus olhares para as ilustrações, ela interpreta e fantasia aquilo que ouve.
Segundo a autora Zilberman a leitura não deve ser pensada somente como procedimento cognitivo ou afetivo, mas sim como ação cultural historicamente constituída. Assim a leitura se torna um ato político e quanto mais consciência o sujeito tiver, mais independente será sua leitura. Portanto, os livros não podem ser vistos como objeto intocável, mas sim, entendido como um produto cultural ativo.
Sabe-se a importância da literatura infantil na escola, pois esta assume um papel duplo o de introduzir a criança na vida adulta e ao mesmo tempo de protegê-la contra as agressões do mundo interior. Mais adianta Zilberman aborda relações entre literatura e escola, segundo a autora ambas compartilham um aspecto em comum: A natureza formativa.
Tanto a obra de ficção como a instituição de ensino, está voltada à formação do indivíduo ao qual se dirige.
É importante que a literatura seja trabalhada de forma espontânea permitindo que a criança sinta prazer com a leitura e se torne um sujeito crítico. Infelizmente isso não têm acontecido pois em algumas escolas, a leitura dos livros é realizada sobre pressão, fazendo com que o trabalho realizado seja mecanizado, sem que a criança possa expressar suas emoções. É necessário que escola possua um espaço construindo uma relação escolar com o livro. Entretanto isso não tem acontecido, o que vimos são bibliotecas fechadas e quando abertas

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas