A IMPORTANCIA DA LIDERANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO

5184 palavras 21 páginas
A IMPORTANCIA DA LIDERANÇA PARA O DESENVOLVIMENTO DA ORGANIZAÇÃO

SOUSA, Valdelice1
Schmitd, Maria do Carmo2

1 INTRODUÇÃO
Com o advento da globalização as organizações passam cada vez mais por transformações crescentes ligadas aos avanços na área científica e tecnológica, que levam a modificações não apenas de equipamentos, mas também nos processos de trabalho e na gestão de pessoas. Nesse cenário marcado por intensas mudanças verifica-se nas organizações a importância de investir no capital humano e no desenvolvimento de habilidades que possam contribuir para o seu sucesso. Neste contexto, a figura do líder ganha destaque, por possuir capacidade de influenciar o grupo e ajudá-lo a atingir metas.
Percebe-se que conquistar a confiança dos membros da equipe passou a ser um fator fundamental para o líder, no processo de desenvolvimento e transformação na relação interpessoal dos funcionários. A diminuição dos conflitos existentes na organização é uma das habilidades que o líder precisa desenvolver para atrair o interesse das pessoas.
O relacionamento interpessoal ainda é um dos grandes paradigmas, uma vez que as pessoas trazem valores diferentes para dentro das organizações e precisam se adaptar a novos valores impostos pelas mesmas. Essas diferenças estão ligadas diretamente ao comportamento e ao desempenho das pessoas e o líder precisa estar atento a essas mudanças, pois isso poderá ser um diferencial em relação à motivação da equipe.
1A acadêmica Valdelice Sousa é atualmente diretora administrativa da Câmara Municipal de Eldorado do Carajás – Pará, Graduada em Processos Gerenciais pela Centro Universitário de Maringá – CESUMAR e Pós-Graduando em MBA Gestão de Recursos Humanos pela Faculdade Internacional de Curitiba – FACINTER. 2 Profª Me. Maria do Carmo Schmidt A autora é Psicóloga, Mestre em Administração, pela UNIVALI, com Pós-Graduação em Desenvolvimento Gerencial pela FAE – CDE. Formação em Análise Transacional pela UNAT – Brasil e em

Relacionados

  • Como a xerox uyilizou o benchmarking
    5089 palavras | 21 páginas
  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas
  • Ferramentas da qualidade
    169237 palavras | 677 páginas