A IMPORTANCIA DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO CULTURAL DO CIDADÃO

322 palavras 2 páginas
SIMÉA DE MELO MACIEL

A Importância da Leitura para Formação Cultural do Cidadão

Trabalho referente à disciplina:
Interpretação de texto, Curso: Administração, Turma: 201,
Professor: Neves,
Universidade Paulista (UNIP)

MACAPÁ, 28 DE FEVEREIRO DE 2012

A Importância da Leitura para Formação Cultural do Cidadão
A leitura busca proporcionar ao cidadão um enriquecimento cultural, gerando prazer e diversão num ato simples e eficaz de produzir e ler textos. Não podendo deixar de evidenciar sempre a real utilidade da leitura, enfatizando suas práticas no contexto social. No ato da leitura, adquirimos uma diversidade de informações, que consiste em obter amplos conhecimentos de idéias.
O hábito de ler é um pressuposto que permite analisar e discutir fatos que visam um efeito lógico interpretativo, desenvolvendo a autocrítica de acordo com o contexto a ser lido. O Brasil é um dos países que menos produz leitores, e o problema não é o valor do livro, e sim, o não costume em exercitar este hábito. Construir um país crítico é construir um país de leitores, apenas o cidadão é responsável pelo funcionamento do processo, somente através da leitura podemos transformar a realidade que vivemos.
A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto, um meio de adquirir conhecimento, tendo uma dimensão social e cultural, que provoca, enriquece e caminha a reflexão, e deve ser estimulada não importando o tema, até mesmo os gibis nos trazem mensagens essenciais ao desenvolvimento do indivíduo.
Sendo assim, é preciso incentivar a prática da leitura, possibilitando assim uma melhor visão dos fatos. Faz-se necessário criar mecanismos que auxiliem projetos que envolvam esse tema. Só assim será criado melhores condições para conscientizar o desenvolvimento indivíduo sobre o papel da leitura no de um sujeito mais crítico para uma sociedade economicamente e social mais justa.

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas