A importancia da gestão de qualidade nas organizações

Páginas: 29 (7078 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2014
Resumo

A gestão da qualidade pode ser definida como sendo qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização no sentido de possibilitar a melhoria de produtos/serviços com vistas a garantir a completa satisfação das necessidades dos clientes relacionadas ao que está sendo oferecido, ou ainda, a superação de suas expectativas; porém ao mesmotempo em que as expectativas dos contratantes devam ser superadas, a dos trabalhadores devem ser atendidas também.
Desta forma, a gestão da qualidade não precisa, necessariamente, implicar na adoção de alguma certificação embora este seja o meio mais comum e o mais difundido, porém, sempre envolve a observância de alguns conceitos básicos, ou princípios de gestão da qualidade,que podem e devem ser observados por qualquer organização.
A importância da Gestão de Qualidade nas empresas é hoje um tema de extrema importância para esta área e que vem recebendo investimentos cada vez maiores. Nas questões relacionadas à Gestão de Qualidade de Vida no Trabalho, muitas expectativas de resultados são levantadas como uma melhor percepção de bem-estar para aspessoas, o que influencia direta ou indiretamente na produtividade e nos resultados financeiros da organização. Sendo assim, algumas dessas ferramentas de maior importância serão abordadas ao longo do trabalho e mostrarão assim, o melhor meio para que ambos os lados saiam satisfeitos.
2. INTRODUÇÃO
No atual meio empresarial, em que a competição, as exigências, são cada vez maiores, as empresasse vêem tendo extrema importância com a satisfação de seus clientes.
Neste trabalho de pesquisa estaremos abordando a importância da Gestão da Qualidade nas empresas, que ao longo das décadas tem trazido à evolução para dentro das organizações.
Os conceitos que hoje estaremos trazendo a conhecimento são os mais utilizados e que trouxeram maiores benefícios para as empresas.
ACertificação ISO 9000 que tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações, o Housekeeping, também conhecido como 5S, que proporciona uma empresa sem desperdícios, onde tudo tem um local adequado, o Diagrama de Ishikawa, uma ferramenta gráfica utilizada para gerenciamento e controle da qualidade, e o Kaizen que permite baixar os custos e melhorar a produtividade.Estaremos levando você a conhecer como a evolução da Gestão da Qualidade tem sido a principal ferramenta para o crescimento das organizações ao logo dos anos, e como isso tem trazido benefícios para as mesmas.
3.0- Gestão de Qualidade Para entender sobre a qualidade, é necessário conhecer o significado do termo. A palavra qualidade vem do latim 'qualitate'. Os principais autores sobre o temacomo Deming, Crosby, Juran e Feigenbaun procuraram definí-la de acordo com uma série de princípios dos quais seria adequado para a implantação da qualidade nas organizações. A norma brasileira ABNT NBR ISO 9000 atribui a qualidade o seguinte conceito:
“Grau no qual um conjunto de características inerentes satisfaz a requisitos”. A qualidade de um produto ou serviço seria quandoestes atendem as necessidades dos seus clientes de forma agradável. O conceito de Gestão da Qualidade foi evoluindo com o passar do tempo, à medida que as pessoas se tornavam mais exigentes em suas avaliações.
3.1- O que é Gestão da Qualidade?
A gestão de qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa. Inicialmente, surgiu na SegundaGuerra para corrigir os erros dos produtos bélicos e era utilizado o termo Controle de Processos. Com a evolução do termo, passou a ser chamado de Garantia de Qualidade, que utilizava normas específicas para cada etapa. Após isso, surgiu o Controle de Qualidade, no começo do século XX por Frederick Taylor e Ford. Hoje, por exemplo, os consumidores cada vez mais cobram qualidade dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qual a importância do benchmarking na gestão da qualidade das organizações?
  • SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE PARA AS ORGANIZAÇÕES
  • A gestão da qualidade de vida nas organizações
  • Gestão da Qualidade e Produtividade nas Organizações
  • A importância da gestão financeira nas organizações
  • A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO AMBIENTAL NAS ORGANIZAÇÕES
  • GESTÃO DA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
  • O impácto da gestão de qualidade nas organizações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!