A importancia da gestão da qualidade como diferencial competitivo

Páginas: 11 (2733 palavras) Publicado: 9 de maio de 2013
A IMPORTANCIA DA GESTÃO DA QUALIDADE COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO


SILVA, Adriana Cristina*
FONSECA, Rogério Bernardo da**


Resumo



O objetivo do artigo é esclarecer a importância em um mercado competitivo das empresas buscarem diferenciais para se manterem neste mercado. O que resulta na adoção de ferramentas como a Gestão da qualidade, que visa atingir os objetivos de qualidadedas empresas, devido a grande exigência dos clientes. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica, em livros e correios eletrônicos, através desta foi possível identificar as principais vantagens da utilização da Gestão da qualidade, como a melhoria contínua, onde a empresa está em constante melhoria em seus processos para que consiga, não só satisfazer asnecessidades dos clientes externos, mas também os internos atendendo suas expectativas, aumentando assim a satisfação e confiabilidade dos mesmos. Foi possível constatar um decréscimo no desperdício de recursos, pois visa um acompanhamento desde o inicio até o término do processo, objetivando um serviço lucrativo e organizado onde as necessidades não são apenas serviços oferecidos, mas oprincipal diferencial na qualidade em gestão de serviços, alcançando assim o que o cliente espera e deseja além de o estudo conduzir a conclusão de que o gerenciamento dos custos da qualidade é um instrumento de apoio às empresas para tomada de decisão, por meio da sua mensuração dada a aplicação de ferramentas gerenciais de qualidade e a importância para a evolução, através dos tempos, no alcance dapermanência e solidez no mercado e as exigências de uma clientela mais exigente.




PALAVRAS CHAVES: Qualidade, gestão da qualidade, satisfação do cliente, mercado competitivo e os custos da qualidade.










1 INTRODUÇÃO

O movimento pela qualidade no Brasil começou a ganhar maior importância no início dos anos noventa, após a internacionalização do mercado (ALVES,2006). No ano de 1990, o governo brasileiro criou o Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade (PBQP), com o intuito de difundir os novos conceitos de qualidade, gestão e organização da produção (PBQP-H, 2007). Nesse processo está também a construção civil, que desde 1990 passa por transformações em seu cenário produtivo e econômico (SOUZA; ABIKO, 1997). Dessa forma, foi instituído em dezembrode 1998 o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade na Construção Habitacional (PBQP-H), que englobava apenas a área de construção habitacional. No ano 2000, sendo estabelecida a necessidade de ampliação de seu escopo, o programa passou a ser chamado de Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), que desde então engloba também as áreas de saneamento einfra-estrutura urbana (PBQP-H, 2007).
Uma das principais ferramentas para as empresas se manterem no mercado competitivo que estão inseridas é a Gestão da Qualidade, nossa finalidade é esclarecer no que consistem essa ferramenta e suas vantagens da utilização como diferencial competitivo das empresas brasileiras.
A adoção do sistema de gestão da qualidade gera confiança na capacidade de seusprocessos e cria uma base para a melhoria contínua. A empresa que opta pela gestão da qualidade estará em melhoria constante, o que aumenta a satisfação e confiabilidade dos clientes (internos e externos), conseqüentemente fortalece a imagem da empresa, pois você terá um produto ou serviço profundamente melhorado. Este é um dos fatores que garante que seus produtos ou serviços são seguros emtermos de saúde do consumidor. Com a utilização dessa ferramenta ocorre um acentuado decréscimo de recursos desperdiçados, pois quanto mais cedo encontrar um defeito, menor será o custo da produção, a prevenção é mais barata que a detecção. Com isso há uma oportunidade de aumentar o lucro da empresa.
A gestão da qualidade também traz benefícios para os clientes internos (funcionários), melhor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Qualidade no atendimento como diferencial competitivo
  • QUALIDADE NO ATENDIMENTO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO
  • Qualidade no atendimento como diferencial competitivo
  • Qualidade atendimento, diferencial competitivo
  • Qualidade de vida como diferencial competitivo
  • Qualidade de atendimento como diferencial competitivo
  • Gestão de pessoas um diferencial competitivo
  • Gestao Da Qualidade Em Empresas Prestadoras De Servicos Educacionais Como Diferencial Competitivo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!