A importancia da geografia urbana no esnino medio: os principais impactos ambientais

424 palavras 2 páginas
Geografia urbana é o termo utilizado para designar os estudos dedicados às cidades, bem como seu processo de produção urbana, em outras palavras, o modo como se dá a expansão da cidade, a configuração da mesma, e o modo como as pessoas irão se agrupar sob determinadas lógicas sociais, originando os denominados “tecidos urbanos”.
Dentro das ideias elaboradas pela geografia urbana temos que o meio urbano, a contrário do rural possui uma dinâmica própria, nunca sendo um conjunto coeso sob o mesmo período temporal. Isto equivale dizer que de tempos em tempos, camadas de novas configurações urbanas e populacionais irão se instalar sob determinada área não planejada, suplantando uma realidade anterior daquela mesma região. Como definia o falecido geógrafo Milton Santos, “a cidade é uma sucessão de tempos desiguais”, ela não cresce e se desenvolve de maneira uniforme. Podemos ter setores menos desenvolvidos e economicamente desvalorizados, que praticamente são amputadas do desenvolvimento do restante do corpo urbano, constituindo, em casos mais extremos, verdadeira “cápsula do tempo”; por outro lado, setores de centros mais desenvolvidos e cosmopolitas estão a cada momento renovando-se, alimentados principalmente pela sua dinâmica econômica e alta mobilidade social de seus habitantes.
Assim, a partir de tais premissas, a observação do ambiente concreto se faz indispensável, de modo a identificar os pontos em que ocorrem a modificação do meio.
Importante ressaltar que pouco mais de 50% da população do globo vive em áreas consideradas urbanas de acordo com a ONU (mesmo levando em conta certa dificuldade na metodologia utilizada para definir áreas urbanas e não-urbanas), sendo que no Brasil temos aproximadamente 81% da população em áreas urbanas.
Mesmo com esses números, entendem os geógrafos concentrados no estudo das áreas urbanas que o conceito de “urbano” como universal vai além dos números, pois até os habitantes do meio rural são confrontados com o fenômeno urbano

Relacionados

  • O Livro didático de Geografia
    18900 palavras | 76 páginas
  • Projeto político pedagógico
    17406 palavras | 70 páginas