A importancia da Filosofia no Ensino Superior

Páginas: 7 (1515 palavras) Publicado: 30 de outubro de 2013
FAUSTHE SANTOS






FILOSOFIA E A FORMAÇÃO UNIVERSITARIA
UM BREVE ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DO PESQUISADOR





Artigo cientifico, visando atestar a importância da filosofia na universidade, da Universidade Estadual do Piauí, Campus Clovis Moura

Orientador: Dr. Francisco Antônio de Vasconcelos



Teresina
2013
Introdução

Sempre existiu uma discussão, envolvendo afilosofia, sobre as suas aplicações práticas, ou sobre o exagero na importância atribuída a esta. Mas, não seria a filosofia realmente tão importante quanto se pensa que ela é? O artigo a seguir pretende explicar, utilizando exemplos aplicados, a importância da filosofia no âmbito universitário atual. Isso será feito através da explanação do pensamento de alguns autores e onde suas ideias são uteis àsociedade. Existem, pois, dúvidas sobre a eficácia da filosofia como matéria formadora profissional. Dúvidas, essas, que serão respondidas a frente.
Responder tais dúvidas é importante para provar, aos que não se interessam por filosofia, o quanto o estudo dos pensamentos é importante, de modo que em alguns momentos será possível sair de suas aplicações somente cientificas e falar, também, de suaimportância social. Mais precisamente, na formação de um cidadão.
Visando melhor apresentar o tema, o artigo foi dividido em três tópicos: A importância de Aristóteles nos diversos estudos; Ética e Moral na formação de um profissional; Metodologia, Objetivo e Referencial Teórico. Tudo isso objetivando mostrar o papel da filosofia na atualidade, mais precisamente, seu papel na formaçãouniversitária.



A importância de Aristóteles nos diversos estudos

A filosofia, de certe maneira, pode ser aproveitada por qualquer pessoa, pois, ela é o estudo do pensamento; algo que todos nós fazemos. Isso não seria diferente no ensino superior. Na verdade, praticamente todos os cursos abordam a filosofia. Isso ocorre basicamente porque um dos objetivos de uma universidade é formar, também, umcidadão.
Através do pensamento crítico e abrangente fornecido pela matéria. Nesse contexto, temos, por exemplo, pensadores como Aristóteles. Sua maior contribuição para o profissional em formação é a lógica. A lógica Aristotélica, imutável durante dois mil anos, mostra ao estudioso as melhores formas de pensar e evitar erros em seu trabalho. Através de simples proposições e premissas, é possívelraciocinar logicamente e atingir resultados mais concretos, muito necessários nos laboratórios de hoje.
Mais ainda, a Ciência é essencialmente lógica. Bem, Aristóteles foi o inventor da lógica. Pelo menos, daquilo que chamamos assim, os modos de pensar pelos quais depuramos um pensamento até lapidar nele sua máxima coerência. Logo, nota-se a importância de estudar Aristóteles, estudar filosofia. Imagineque de outra forma fosse decidido que a filosofia não deveria mais ser ensinada, o conhecimento lógico, por exemplo, ficaria perdido e talvez nunca chegássemos no método cientifico moderno. Seu legado de conhecimento, pois, baseado na observação, método e lógica seguem desde a antiga Grécia como fundamentos indispensáveis da boa ciência.
Paralelamente, podemos destacar as ideias de Platão comoextremamente interessantes aos estudiosos, principalmente nas ciências sociais. Esse filosofo, através de seu método dialético, conseguia extrair a verdade por meio de perguntas destinadas a abrir o que já é implicitamente conhecido. Mas como isso é importante para o universitário?
Ao estudar a dialética, assim como no estudo da lógica, o estudante ganha uma ferramenta a mis na hora de expor osconhecimentos adquiridos, de provar suas teorias, ou mesmo quando estiver pesquisando.

Ética e Moral na formação de um profissional
Ética
Além das contribuições na parte cientifica do universitário, a filosofia contribui para a formação de um trabalhador mais humano e atento aos problemas dos outros. Isso ocorre por meio do estudo da ética e da moral, pois, entender algo é o primeiro passo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • qual a importãncia da didática no ensino superior
  • A importância da leitura no ensino superior
  • Importância do ensino superior
  • Importância do ensino superior
  • A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO ENSINO SUPERIOR
  • A importancia do ensino superior
  • Filosofia no ensino superior.
  • Fichamento a filosofia no ensino superior

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!