A IMPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO APRENDIZAGEM

2137 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA

MARCIA ROSENDO COSTA

A IMPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

ORIENTADOR: Tânia Maria Filiu de Souza

RIO DE JANEIRO 2014

1.0 INTRODUÇÃO

Para adentrar-se no tema central de do Trabalho de Conclusão de Curso é necessário que se compreenda as transformações ocorridas na formação da família brasileira.

Observa-se que a situação familiar atual é marcada por tantas transformações ocorridas na sociedade que sai um pouco do foco tradicional marcado pelo poder exercido pelo pai-tipo patriarcal onde os poderes da figura paterna eram absolutos e limitados.

A mulher se emancipou e a realidade dos direitos se igualou entre os cônjuges. Então, agora não mais somente o homem é o mentor, organizador e educador da família, mas o casal. Na maioria dos lares, o casal trabalha em áreas diferentes, objetivando formar uma renda familiar que lhes dê condições de viver com dignidade, criar e educar os seus filhos e desfrutar de um viver sadio.

Em compensação, muitas atribuições que eram próprias das mães em seus lares foram transferidas para pessoas e/ou instituições. Os pais passam muitas horas fora de seus lares com o objetivo de angariar recursos para dar uma melhor qualidade de vida a seus filhos. Alguns autores admitem que embora as teorias advoguem um enfraquecimento dos laços familiares com o processo de industrialização e urbanização, assistimos a uma (re) valorização do papel da família por parte do Estado que, ao implementar políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes, idosos, mulheres, entre outros segmentos, delega à família responsabilidades que outrora eram vistas como naturais em consequência do modelo de família patriarcal.
É notória a predominância de o modelo nuclear (pai, mãe e filhas/os) nas sociedades

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas