A importancia da família na aprendizagem de uma criança em fase de alfabetização

Páginas: 47 (11653 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
1- INTRODUÇÃO

Atualmente “A Família” é um dos temas mais polêmicos que existem, visto que envolve conceitos relacionados à ética, moral e religião. Com a variedade de organizações familiares coexistentes na atualidade, torna-se complexo definir o que consiste ou não numa “família”; vivemos numa realidade conjuntural, cujas circunstâncias econômicas e sociais nos desafiam a todo o momento acriarmos parâmetros cada vez mais diversificados para se definir as relações humanas. Nesse contexto, pensar em “família” nos padrões específicos da organização composta pelo “pai”, pela “mãe” e pelos “filhos” tem se tornado um grande paradoxo, já que a estabilidade das organizações familiares nos nossos dias tem se encontrado cada vez mais fragilizada.

Hoje uma família não é formada apenas porpai, mãe, e filhos. Existem as famílias que são formadas por irmãos responsáveis por seus irmãos mais novos e também quando é permitida adoção por pessoas solteiras, por tios tias e casos até mesmo de casais homossexuais. Sem contar que muitas vezes a criança é criada por avós maternos ou paternos.

Tal circunstância irá requerer de todos a constituição de novos paradigmas (bem como a quebra deoutros) e explicações mais abrangentes que envolvam essa temática. Entretanto essa mudança paradigmática não consiste de forma alguma em algo simples, pois, cortar laços e mudar o que já se encontra instituído, enquanto concepção e verdade exigem esforço, paciência e boa vontade, não só da sociedade como de seus representantes, inclusive dos profissionais da educação, que formam opiniões.1- O histórico, justificativa e os objetivos da pesquisa

Compartilhando a experiência da docência em escolas públicas, constatamos algo em comum em nossos contextos profissionais: percebemos que existe uma significativa ligação entre a vivência familiar das crianças com o seu rendimento escolar. Isto porque presenciamos no cotidiano o quanto as crianças têm se mostrado afetadas emsua aprendizagem quando enfrentam situações de conflitos e desajustes no lar, no que tange ao relacionamento com aqueles que transitam o seu âmbito afetivo.

Lançar um olhar investigativo sobre a família bem como sobre os seus novos contextos, organizações e significados, torna-se um desafio de grande relevância para o educador. É comum que o profissional da educação se depare com situações dedificuldade de aprendizagem por parte dos alunos muitas vezes relacionados aos desajustes das suas relações familiares. Neste sentido torna-se imprescindível pesquisar o envolvimento e a ausência da família na vida escolar de seus filhos com o objetivo de se desvelar o que há de subjacente entre essa circunstância e a dificuldade na aprendizagem dos mesmos na fase de alfabetização que acontece noespaço das instituições escolares.

O intuito em querer pesquisar esse tema está nos obstáculos que nós educadores enfrentamos através de observações vivenciadas em sala de aula no dia-a-dia com nossos próprios alunos, que se depara com uma relativa indiferença dos familiares em relação a sua aprendizagem.

Nos dias atuais encontramos uma marcante constatação por parte dos educadores: ascrianças que passam por dificuldades de aprendizagem, muito raramente podem contar com o apoio e o acompanhamento efetivo de suas famílias, que, ainda deixam de cobrar um bom desempenho da escola. Também queremos buscar um entendimento do processo que interage a escola e a família destas crianças. Como também incluir nesta pesquisa os alunos que apresentam em caráter permanente ou temporário, algum tipode deficiência física, sensorial, cognitiva, múltipla, condutas típicas ou mesmo altas habilidades, necessitando por isso, de recursos especializados para desenvolver plenamente seu potencial e/ou superar ou minimizar sua dificuldades.

O problema assumido por esse trabalho consistiu, portanto em: “Desvelar os fatores relacionados à família que levam uma criança em fase de alfabetização, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DA FAMILIA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA FASE ESCOLAR
  • A importância da família no processo aprendizagem da criança nas séries iniciais
  • A importancia da familia na formação da criança
  • A imPORTANCIA DA FAMILIA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM
  • A importância da família na aprendizagem
  • A importância da família na aprendizagem escolar
  • A importância da relação família-escola no processo integração-aprendizagem da criança na educação infantil
  • A importancia de valorizar a aprendizagem da criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!