A importancia da educação física na area da saúde

Páginas: 48 (11757 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 09

2. OBJETIVO 14

3. MATERIAIS E MÉTODOS 15

3.1 - Sujeitos 15
3.2 - Instrumento da pesquisa 15
3.3 - Materiais utilizados 16
3.4 - Análise estatística 16

4. RESULTADOS 17

5. DISCUSSÃO 51

6. CONCLUSÃO 57

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 58

8. APÊNDICE 60

8.1 Apêndice 01 60

9. ANEXO 62

9.1 Anexo 01 62

1 – INTRODUÇÃOO homem primitivo sentiu a necessidade de lutar, fugir ou caçar para sobreviver. Assim, o homem, à luz da ciência, executa os seus movimentos corporais mais básicos e naturais desde que se colocou de pé: corre, salta, arremessa, trepa, empurra, puxa etc. Como Educação Física, estes movimentos, têm suas origens mais remotas na história cerca de 3000 A. C. na China. Um imperador guerreiro, HoangTi, pensando no progresso do seu povo, pregava os exercícios físicos com finalidades higiênicas e terapêuticas, além do caráter guerreiro (MORAES, 2002).
Sem dúvida nenhuma, a civilização que marcou e desenvolveu a Educação Física foi à grega, através de sua cultura. Nomes como Sócrates, Platão, Aristóteles e Hipócrates contribuíram em muito para a Educação Física, atribuindo conceitos atéhoje aceitos na ligação corpo e alma através das atividades corporais. Os sistemas metodizados e em grupo, assim como os termos halteres, atleta, ginástica, pentatlo entre outros, são uma herança grega. As atividades sociais e físicas eram uma prática até na velhice, lotando os estádios destinados a isso (MORAES, 2002).
A derrota militar da Grécia para Roma não impediu a influênciacultural grega nos romanos que combatiam a nudez na ginástica. Sendo assim, a atividade física era destinada às práticas militares. A célebre frase "Mens Sana in Corpore Sano" de Juvenal vem desse período romano.
No Brasil o profissional de educação física sempre foi um ser atuante ao longo da história do país, apesar de sua aprovação como profissão regulamentada só ter ocorrido ao final doséculo XX, durante o governo do então presidente Fernando Henrique Cardoso. Porém, sua atuação começou a ser valorizada já no final do século XIX quando Rui Barbosa, no ano de 1882, solicitava a inclusão da ginástica nos programas escolares, assim como também a equiparação dos seus professores aos de outras disciplinas (COSTA, 2003).
Ao se falar na regulamentação da profissão são abordadosalguns aspectos na lei referentes ao exercício do educador físico. O primeiro deles determina que o exercício das atividades de educação física bem como a designação de profissional de educação física só serão válidos e legais para aqueles profissionais regularmente registrados nos conselhos regionais de educação física. Para ser inscrito nos quadros dos conselhos regionais o indivíduo terá queatender a três requisitos básicos: 1) possuir diploma obtido em curso de educação física devidamente autorizado ou reconhecido; 2) possuir diploma de educação física obtido em instituição de ensino superior estrangeira, revalidado de acordo com a legislação em vigor e; 3) comprovar que exerceu atividades próprias de profissionais de educação física, nos termos a serem estabelecidos pelo conselhofederal de educação física (CONFEF), citado por COSTA (2003).
Além disso, a lei que regulamenta a profissão determina a criação do conselho federal e dos conselhos regionais de educação física, assim como também determina o que é de competência do profissional de educação física. Este tópico, em particular, é importante no que diz respeito de que forma deve-se atuar como verdadeiro educadorfísico. Assim sendo, de acordo com a lei 9696/98:
"compete ao profissional de educação física, coordenar, planejar, programar, supervisionar, dinamizar, dirigir, organizar, avaliar e executar trabalhos, programas, planos e projetos, bem como prestar serviços de auditoria, consultoria e assessoria, realizar treinamentos especializados, participar de equipes multidisciplinares e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da Educação Física para a saúde
  • EDUCAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE: IMPORTÂNCIA DA ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO
  • A importância da nanotecnologia na área da saúde
  • A IMPORTÂNCIA DA APTIDÃO FÍSICA NA SAÚDE
  • A importância da atividade física para a saúde
  • importância da aptidão física e saúde
  • A importancia da educação em saude...
  • Importancia do enfo na educação de saúde

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!