A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOALNAS ORGANIZAÇÕES

2475 palavras 10 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3 CONCLUSÃO 11 REFERÊNCIAS 12
1 INTRODUÇÃO

Cerca de 90% dos problemas das organizações giram em torno da comunicação, ou melhor, da sua ausência ou inadequação. Os problemas de comunicação não são facilmente constatáveis, embora estejam na base dos principais conflitos que ocorrem dentro das organizações. A comunicação interpessoal é um processo de enviar e receber símbolos aos quais são agregados significados de uma pessoa a outra. O processo de comunicação humana é contingencial pelo fato de que cada pessoa é um microssistema diferenciado dos demais pela constituição genética e pelo seu histórico psicológico.
O presente estudo justifica-se pelo fato de a comunicação interpessoal ainda ser um entrave nas organizações, impedindo o desenvolvimento de equipes e os relacionamentos entre funcionarios x superiores e funcionários x funcionários. O problema de pesquisa levantado é: Como a comunicação interpessoal pode ser melhorada dentro das Instituições de Ensino Superior?. As hipóteses levantadas são: 1 - A ausência ou inadequação na comunicação interpessoal é um entrave para o desenvolvimento das pessoas e das Instituições de Ensino Superior. 2- A ausência ou inadequação na comunicação interpessoal não é um entrave para o desenvolvimento das pessoas e das Instituições de Ensino Superior. O objetivo do estudo proposto é levantar material bibliográfico sobre a comunicação interpessoal dentro das Instituições de Ensino Superior. Entende-se que o método bibliográfico é bastante rico com relação ao tema e a finalidade é mostrar às pessoas a importância da comunicação interpessoal no desenvolvimento das Instituições de Ensino Superior.
Conforme estudos já realizados por Gerson Rizzatti, Gerson Rizzatti Junior e Vicente Volnei de Bona Sartor, sobre as Categorias de Análise de Clima

Relacionados