A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL POR MEIO DA ORATORIA

Páginas: 7 (1681 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014

CETEC- COLÉGIO EDUCACIONAL DE MONTES CLAROS
Rua Dona Eva 60, Centro – Montes Claros- MG
3222 6565
www.cetecmoc.com.br







A IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL POR MEIO DA ORATORIA









Montes Claros
2013



CETEC- COLÉGIO EDUCACIONAL DE MONTES CLAROS
Rua Dona Eva 60, Centro – Montes Claros- MG
3222 6565
www.cetecmoc.com.br

JACQUELINE DA SILVA SOARESA IMPORTANCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL POR MEIO DA ORATORIA









Montes Claros
2013


A importância da comunicação interpessoal por meio da oratória
A comunicação é a forma pelo qual o ser humano interage e se desenvolve socialmente. Nas organizações, é imprescindível a forma como as pessoas se comunicam para atingir as metas da empresa. As organizações, no contextoatual, têm passado por grandes mudanças uma vez que o ambienteimpõe novos caminhos e, consequentemente, novas estratégias de atuação. Assim, as organizações precisam ter uma comunicação interna integrada com políticas globais, estratégias delineadas e programas de ação voltados para todo o pessoal do ambiente interno e dispor de canais e instrumentos diversos que permitam a todas as áreas daorganização atuarsinergicamente. A comunicação está no núcleo da liderança e da gestão empresarial, uma vez que consiste em um relacionamento interpessoal no qual, através do processo comunicativo, os líderes procuram influenciar pessoas a realizarem suas atividades na empresa e a se engajarem na consecução dos objetivos e metas traçados no planejamento,estratégico.
A comunicação é o espelho dacultura organizacional e se reflete no processo de gestão, de modo que, se as lideranças de uma empresa não se comunicam com eficácia, a empresa certamente não se comunicará muito bem. Não é difícil perceber que hoje muitos dos problemas organizacionais decorrem justamente da ineficácia de comunicação de suas lideranças. A comunicação organizacional vem tomando uma nova dimensão estratégica nas empresasque, como se vê, modifica alguns antigos costumes e limites. A comunicação assume um papel muito mais compreensivo, fazendo referência a tudo que diz respeito ao funcionário e ao funcionamento da
empresa. As empresas tem que abrir oportunidades, reduzir desconfianças e iniciar um diálogo, sem limites com os formadores de opinião, o que só será possível se todas as opiniões e as posturas dosfuncionários que compõem esse grupo sejam levadas a sério.
Para Genelot (2001) nos sugere que a estratégia de comunicação organizacional agrega valores, possibilita a integração de grupos e pessoas e produz interposições significativas das empresas com seus dessemelhantes públicos. A comunicação exerce, portanto, um papel significativo, pois envolve atroca consciente de mensagens entreinterlocutores, sendo fator essencial de convivência e elementodeterminante das formas que ociabilidade humana assume.
Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus integrantes não se comunicarem adequadamente, não será possível potencializar a força humana da empresa. A comunicação interna, nesse sentido, é algo prioritário que deve merecer,principalmente por parte da cúpula da empresa, grande atenção. A força humana da empresa só será otimizada por meio de contribuições/participação de todos se esses estiverem adequadamente informados, sem barreira quanto a sigilos, etc.
A comunicação efetiva só se estabelece em clima de verdade e autenticidade. Caso contrário, só haverá jogos de aparência, desperdício de tempo e, principalmente, uma"anti-comunicação" no que é essencial/necessário. Porém, não basta assegurar que a comunicação ocorra. É preciso fazer com que o conteúdo seja efetivamente aprendido para que as pessoas estejam em condições de usar o que é informado. Qualidade de comunicação nas organizações deve pressupor individualização do processo em função das naturais diferenças em outro quadro de referência, nível de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da comunicação no relacionamento interpessoal
  • A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
  • A IMPORTÃNCIA DA COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL NAS EMPRESAS
  • A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
  • A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
  • a importancia da comunicaçao no rlacionamento interpessoal
  • Importancia dos meios de comunicação
  • Importancia dos meios de comunicação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!