A IMPORTANCIA DA CIPA

449 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DA CIPA

Origem da CIPA
CIPA-Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
A CIPA surgiu da organização dos trabalhadores em seus locais de trabalho, dentro das fábricas onde sua força de trabalho era explorada e sua saúde e condições de trabalho era negligenciada .
A organização dos trabalhadores na forma de comissões de fábrica avançou, chegando até a OIT (Organização Internacional do Trabalho). A CIPA foi uma recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho), no ano de 1921, e transformou-se em determinação legal no Brasil 23 anos depois, em 1944 com o Decreto-Lei 7036 art.82 .
A CIPA é uma instituição que tem autonomia para exercer suas atividades durante a gestão.
As atribuições da CIPA são instituídas por lei, exija esse direito.
As atividades devem ser realizadas pelo grupo, quando isso não acontece , não se consegue desenvolver suas atividades, ficando o grupo desmotivado, levando a CIPA ao descrédito .
O STPMJ (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais de Jacareí) pressionou a prefeitura a fazer o edital convocando nova eleição da Cipa; inscrições no período de 09/04/12 a 20/04/12 .
A compreensão da importância da CIPA é responsabilidade de todos.
QUEM PODE SER CIPEIRO?
Somente servidores efetivos, que não estejam em estado probatório. Reconhecimento das doenças e acidentes do trabalho. A CIPA tem um papel importante no reconhecimento das doenças e acidentes do trabalho.
A investigação do acidente, o mapa de riscos ambientais, são documentos importantes para a comprovação do nexo causal . Orientar e divulgar informações aos trabalhadores nas questões de segurança do trabalho é um papel importante do cipeiro, pois grande parte dos trabalhadores desconhecem seus direitos.
O trabalhador precisa estar organizado e informado de seus direitos. Cobrar e participar com a CIPA de ações para evitar perdas ao trabalhador.
Melhorar as condições de trabalho , prevenir acidentes e doenças ocupacionais é administrar o serviço

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Apostila itil v3
    48778 palavras | 196 páginas