A importancia da brincadeira na educação infantil

Páginas: 5 (1157 palavras) Publicado: 1 de agosto de 2012
Interação entre crianças com necessidades especiais em contexto lúdico: possibilidades de desenvolvimento
Souza, Carolina Molina Lucenti de; Batista, Cecilia Guarnieri
Psicol. Reflex. Crit. 21(3): 383-391, ND. 2008
RESUMO
O trabalho discute o papel dos parceiros, em contexto lúdico, no processo de desenvolvimento da criança com necessidades especiais. Foram observadas, em situação debrincadeira, as interações entre crianças de 4-12 anos, com diagnóstico de deficiência visual (baixa visão ou cegueira), muitas com problemas orgânicos adicionais e dificuldades de aprendizagem. Foram selecionados episódios representativos das capacidades dessas crianças, e estes permitiram a identificação de dois grupos de categorias: (a) modos de brincar (individual ou em grupo); (b) modos de serelacionar (amistoso ou agonístico) das crianças. A análise dos dados indicou a importância da interação entre pares no processo de desenvolvimento das crianças com necessidades especiais e revelou a situação de brincadeira como espaço favorável para a construção dessas interações.
Interação comunicativa em contexto lúdico de duas crianças com Síndrome de Down, comportamentos autísticos e privação deestímulos
Castro, Glenda Saccomano; Panhoca, Ivone; Zanolli, Maria de Lurdes
Psicol. Reflex. Crit. 24(4): 730-738, ND. 2011
RESUMO
Esta pesquisa qualitativa teve como objetivo analisar o processo de interação comunicativa entre duas crianças que apresentam comportamentos autísticos associados à síndrome de Down e entre estas e a terapeuta, enfocando modalidades de comunicação verbal enão-verbal estabelecidas durante brincadeiras de faz-de-conta. As duas crianças têm histórias de vida com privação de estímulos. Os dados foram coletados em sessões fonoaudiológicas semanais durante 6 meses. Após a transcrição dos episódios, a partir da vídeo-gravação das sessões realizadas, as análises evidenciaram desenvolvimento qualitativo na interação comunicativa entre as crianças e a terapeuta,possibilitando o compartilhamento de significados e inserção destes sujeitos nas situações sociais apresentadas.
Aprendizagem social e comportamentos agressivo e lúdico de meninos pré-escolares

Vieira, Timoteo Madaleno; Mendes, Francisco Dyonisio C.; Guimarães, Leonardo Conceição
Psicol. Reflex. Crit. 23(3): 544-553, TAB. 2010

RESUMO
Investigamos a relação entre fatores de aprendizagemsocial, acessados via questionários, e os comportamentos agressivos e lúdicos de meninos pré-escolares, através de observação direta durante o recreio. Os participantes foram 15 meninos com idades entre quatro e seis anos, da cidade de Goiânia, GO, Brasil. Uma análise multivariada de variância indicou efeitos significativos de modelos de agressividade em casa nas taxas de agressão durante o brincar.Crianças expostas a punições físicas abusivas, brigas entre adultos e programas violentos de TV apresentaram mais agressões reais. Meninos que relataram brincar com armas de brinquedo em casa não apresentaram mais agressões reais do que os que relataram o contrário, mas apresentaram maior proporção de agressões de faz-de-conta. Os resultados também indicaram que quanto mais modelos agressivos emcasa, maior a incidência de comportamentos agressivos.
Jogo e letramento: crianças de 6 anos no ensino fundamental
Kishimoto, Tizuko Morchida; Pinazza, Mônica Appezzato; Morgado, Rosana de Fátima Cardoso; Toyofuki, Kamila Rumi
Educ. Pesqui. 37(1): 191-210, TAB. 2011 Apr.
RESUMO
Discute-se uma prática curricular em que se alia o jogo ao processo de letramento no primeiro ano do ensinofundamental de nove anos da Escola de Aplicação da USP. A análise do currículo assentado no lúdico como atividade importante para o letramento pode representar a possibilidade de integração de crianças de 6 anos e a superação dos desalinhos curriculares no âmbito da política pública de ampliação do ensino fundamental. A investigação, de caráter qualitativo, pautou-se em dados do acompanhamento das cinco...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • a impôrtancia das brincadeiras na Educação Infantil
  • a importância da brincadeira na educação infantil
  • A importancia da brincadeira na educação infantil
  • A importância da brincadeira na educação infantil
  • A importancia da brincadeira na educação infantil
  • A Importâncias das Brincadeira na Educação Infantil
  • a importancia da brincadeira na educaçao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!