A IMPORTANCIA DA AGUA EM NOSSO CORPO

828 palavras 4 páginas
Água no corpo
A água constitui de 40 a 70% da massa corporal total, dependendo da idade, sexo e composição corporal. O músculo contém de 65% a 75% de água por peso, apesar de a água representar apenas cerca de 10% do peso da gordura corporal.
Existem diferenças na água corporal total entre os indivíduos por conta de variações na composição corporal, diferenças no tecido magro (músculos) versus tecido adiposo (gordura).
Da água corporal total, cerca de 62% são intracelulares (dentro das células) e 38% são extracelulares no plasma, na linfa e em outros líquidos.
A ingestão diária média típica de 2,5 l de água provém de: (1) líquidos (1,2 l), (2) alimento (1,0 l) e (3) água metabólica produzida durante as reações que geram energia (0,35 l).
A perda diária de água pelo corpo ocorre através: (1) da urina (1 a 1,5 l); (2) da pele, como transpiração insensível (0,851); (3) do vapor de água no ar expirado (0,351); e (4) das fezes (0,101).
Alimento e oxigênio são sempre fornecidos em solução aquosa, e os produtos de descarte são sempre eliminados por intermédio de um meio aquoso. A água ajuda também a proporcionar estrutura e forma ao corpo e desempenha um papel central na regulação da temperatura.
O exercício em um clima quente aumenta a necessidade de água por parte do corpo. As condições extremas acarretam um aumento de cinco ou seis vezes nas necessidades hídricas acima das demandas normais.
A transpiração excessiva combinada com a ingestão de grandes volumes de água comum durante um exercício prolongado prepara o palco para a hiponatremia ou a intoxicação pela água. Essa condição potencialmente perigosa está relacionada a uma redução significativa na concentração sérica de sódio.

Funções da água corporal e a importância da hidratação
A água é um nutriente que desempenha papel importantíssimo para o funcionamento adequado do nosso corpo. Sem ela morreríamos em poucos dias. Os processos internos de difusão de gases necessitam de superfícies umedecidas pela

Relacionados

  • OIDA Yoshi O Ator Invisivel
    58826 palavras | 236 páginas
  • FARRELLY LORRAINE FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA CAP 02
    9258 palavras | 38 páginas
  • Alelopatia
    27562 palavras | 111 páginas
  • obcessões e mascaras
    57471 palavras | 230 páginas