A Importamcia Da Psico

3833 palavras 16 páginas
A Importância de Atividades Psicomotoras no
Processo de Ensino e Aprendizagem
Thaís de Pádua dos santos 1
Juliana de Alcântara Silveira Rubio 2

Resumo
Este artigo expõe a aquisição da construção do conhecimento por meio do lúdico e atividades psicomotoras, auxiliando no desenvolvimento cognitivo, psicomotor, social e moral do paciente, proporcionado uma intervenção psicopedagógica com o objetivo de auxiliar nas dificuldades presentes no processo de aprendizagem do educando.

Palavras chave : lúdico, prática psicopedagógica, psicomotricidade, processo de ensino e aprendizagem.

1. Introdução
Este artigo objetiva mostrar a importância dos jogos e atividades psicomotoras para o desenvolvimento intelectual, psicomotor, social e afetivo da criança.
Visando desenvolver a pesquisa que investiga jogos e brincadeiras como auxilio no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo para o desenvolvimento do infante e ajudando nas dificuldades que apresentam durante esse processo.
Essa junção entre o processo de aprendizagem e a prática psicomotora por meio de jogos e brincadeiras, coloca em prática as funções intelectuais, quem têm como meta auxiliar nas dificuldades de ensino e aprendizagem do aluno.
A educação psicomotora contribui para o processo de aprendizagem do educando, propiciando um enriquecimento cognitivo, preparando-o para diversas habilidades através de atividades de movimento.

1
2

Aluna do curso de pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da FAC-São Roque.

Mestre em Educação pela UNESP. Professora Orientadora.
Revista Eletrônica Saberes da Educação – Volume 5 – nº 1 - 2014

2. A função da escola no cotidiano dos jogos.
As atividades psicomotoras são importantes, pois ajudam no desenvolvimento global da criança, enriquecendo seu intelectual e auxiliando no desenvolvimento físico-motor da criança. Por meio da educação psicomotora observem-se os avanços que a criança adquire incluindo a atenção, o equilíbrio e coordenação, além da construção do

Relacionados