A import ncia do L dico como Forma Concreta de Diminuir os Espa os de Viol ncia Escolar

1412 palavras 6 páginas
A importância do Lúdico como Forma Concreta de Diminuir os Espaços de Violência Escolar
Na última década a violência dentro da escola entre os alunos vem aumentando muito, tanto a física quanto a psicológica. Essa violência é um problema que pode ser encontrado em qualquer parte do mundo, tanto nas escolas públicas como nas privadas. A divulgação desses atos de violência pela mídia é uma forma de informar ou alertar tanto os agressores quanto os agredidos que o bullying, ou qualquer tipo de agressividade pode deixar consequências irreparáveis em um indivíduo. Toda essa agressividade vinda por parte de alguns alunos vem preocupando o poder público e toda a sociedade, principalmente, pela forma como está sendo configurada. O conflito e a violência sempre existiram, inclusive na escola, que é um ambiente de aprendizagem em que os jovens estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade.
Sabemos que é no horário do recreio escolar que ocorre um aumento de atividades violentas entre os alunos. Há muitas hipóteses que podem explicar esse aumento de agressividade. Uma das maiores causas é o convívio familiar, mas temos também o grande número de alunos nas salas de aula, a falta de uma supervisão adequada, indisciplina, diferença social, entre outros fatores.
A importância de atividades lúdicas para a diminuição do número de ocorrências provocadas pela agressividade é indiscutível. O uso de esportes e jogos recreativos para a minimização de ações negativas se faz importante. O recreio escolar, sendo utilizado de forma organizada onde predomine a integridade, o respeito, a brincadeira entre os alunos, é fundamental para o bom desenvolvimento desse momento, caso contrário, a falta do que fazer, ou o fazer descontrolado pode propiciar a agressividade. Na escola existem poucos momentos onde o aluno pode extravasar as suas energias. Isso normalmente ocorre no horário do recreio e nas aulas de educação física. Uma forma de castigo que continua sendo

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas