A IMPORT NCIA DO TURISMO DE CRUZEIROS MAR TIMOS NO BRASIL 2

3927 palavras 16 páginas
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
MARJORIE LOPES MENDES

CRUZEIROS MARÍTIMOS: A importância da atividade turística na economia brasileira.

Disciplina: Seminário de Pesquisa em Turismo
Professora: Ana Luisa Verdejo

Rio de Janeiro
2015.1
1 TEMA: Cruzeiros Marítimos

2 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema foi baseada na grande importância do turismo realizado através de cruzeiros marítimos com o objetivo de mostrar o crescimento dos setores de cruzeiros marítimos nos últimos anos no Brasil, assim como o porquê terem despertado a atenção de milhares de turistas; a diversidade de linhas de cruzeiros que têm surgido e também a variedade de locais a serem visitados.

3 PROBLEMA DE PESQUISA

Qual é a importância dos Cruzeiros Marítimos no Brasil e o que isso ajuda na economia brasileira?

4 MARCO TEÓRICO

O surgimento do turismo náutico no Brasil e no mundo
O surgimento de cruzeiros marítimos, ou turismo náutico de cruzeiros, começa com a chegada dos navios da empresa White Star Lines em 1845, onde temos os navios RMS Olympic, RMS Titanic e HMHS Britannic. Todos de bandeira inglesa, oferecendo conforto e espaço em seus decks, porém, com diferença de classes entre os passageiros que era dividida em 1ª classe e 3ª classe, estas retratadas de forma explícita no filme “TITANIC”.
Este segmento turístico começou a se desenvolver no Brasil no ano de 1894, com a fundação da companhia estatal Lloyd Brasileiro. Os navios eram fretados pela Agência Auxiliar de Turismo (Agaxtur), nas mãos visionárias e criativas de Aldo Leone – fundador e presidente da agência (2008) –, que por suas raízes italianas, aproximou-se da Costa Crociere S.p.A., mais conhecida como Costa Cruzeiros – companhia de navegação italiana fundada em 1948.
Em 1950, com a chegada dos navios mais modernos, extinguiram a existência de classes e surgiram a existência de diferença de cabines sendo algumas mais amplas e com varanda, e outras internas, mas todas contendo as mesmas

Relacionados

  • a nova contabilidade social leda mari hellip
    131733 palavras | 527 páginas
  • autonomo
    282467 palavras | 1130 páginas