A Import Ncia Do Nitrog Nio Mos Sistemas Natural E Produtivo

855 palavras 4 páginas
A importância do nitrogênio mos sistemas natural e produtivo
O processo pelo qual o nitrogênio ou azoto circula através das plantas e do solo pela ação de organismos vivos é conhecido como ciclo do nitrogênio ou ciclo do azoto. O ciclo do nitrogênio é um dos ciclos mais importantes nos ecossistemas terrestres. O nitrogênio é usado pelos seres vivos para a produção de moléculas complexas necessárias ao seu desenvolvimento tais como aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos.
O principal repositório de nitrogênio é a atmosfera (78% desta é composta por nitrogênio) onde se encontra sob a forma de gás (N2). Outros repositórios consistem em matéria orgânica nos solos e oceanos. Apesar de extremamente abundante na atmosfera o nitrogênio é frequentemente o nutriente limitante do crescimento das plantas. Isto acontece porque as plantas apenas conseguem usar o nitrogênio sob duas formas sólidas: íon de amônio (NH4+) e íon de nitrato (NO3-), cuja existência não é tão abundante. Estes compostos são obtidos através de vários processos tais como a Fixação, Nitrificação, Fixação biológica, Fixação atmosférica, Fixação industrial, Combustão de combustíveis fósseis, Assimilação, Mineralização, Desnitrificação e Eutrofização. A maioria das plantas obtém o nitrogênio necessário ao seu crescimento através do nitrato, uma vez que o íon de amônio lhes é tóxico em grandes concentrações. Os animais recebem o nitrogênio que necessitam através das plantas e de outra matéria orgânica, tal como outros animais (vivos ou mortos).
O ciclo do nitrogênio tem grande importância em disponibilizar este elemento de forma que possa ser absorvido pelo organismo dos seres vivos. A principal molécula estrutural de um ser vivo é a proteína, essa molécula tem como subunidade os aminoácidos. Uma proteína se forma a partir de ligações químicas que ocorrem entre aproximadamente 20 tipos de aminoácidos (nos animais). Esse tipo de ligação entre aminoácidos é chamado de “ligação peptídica” onde um grupo amina

Relacionados