A IMPORT NCIA DO MOVIMENTO DE RECONCEITUA O DO SERVI O SOCIAL

297 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO DE RECONCEITUAÇÃO PARA SERVIÇO SOCIAL

O Movimento de Reconceituação para o Serviço Social representa uma grande mudança este movimento surge com a necessidade de adequar as práticas profissionais a realidade do país e a ruptura com o conservadorismo, construindo novos métodos e novas técnicas, a partir das necessidades populacionais e também em função da realidade social.
Com o Movimento de Reconceituação o Serviço Social rompeu laços com a igreja católica e com o conservadorismo e o tradicionalismo e se tornou uma profissão laica desvinculando-se das ideias de assistência e do assistencialismo.
Os documentos de Araxá, Teresópolis, Sumaré, Alto da Boa Vista e B H foram elaborados na busca de proposta para o Serviço Social, tornou-se possível á formação de novos profissionais, formando uma nova identidade e um novo modo de refletir, pensar e agir.
O Movimento de Reconceituação foi um marco no processo de revisão crítica do Serviço Social, foi também uma profissão interventiva no combate das desigualdades sociais e no processo de mobilização de profissionais.
Os Movimentos da época foram importantes para essa profissão em relação a sua formação, suas teorias, e suas práticas de intervenção. É a transformação e a renovação do Serviço Social que buscava uma formação qualificada, com novas técnicas, com fundamentação teórica e científica.
Um dos fatores desse Movimento de Reconceituação foi de níveis salariais das camadas médias da qual pertencia o assistente social, tendo como reação a sua inserção nos sindicatos.
Os assistentes sociais além de lutar por melhores salários também perceberam que não eram considerados profissionais liberais e que pertencia a classe trabalhadora.
O Serviço Social foi uma das profissões que mais causou impacto no período da ditadura militar, os profissionais reconheceram como trabalhadores e com o compromisso de defender os direitos dos trabalhadores.

Relacionados