A IMPORT NCIA DO CUIDADO DOMICILI RIO NA REDU O DE CUSTOS HOSPITALARES

1284 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DOMICILIÁRIO NA REDUÇÃO DE CUSTOS HOSPITALARES
RESUMO:
A assistência domiciliar está se tornando uma das principais alternativas para o cuidado e promoção da saúde. Esta modalidade vem crescendo e sendo reconhecida, pois proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes e familiares e como consequência a redução de custos hospitalares. O objetivo desse trabalho foi demonstrar a importância da assistência domiciliar na redução de custos e apresentar os benefícios desse cuidado. A metodologia utilizada foi uma revisão bibliográfica e uma pesquisa descritivo-exploratória retrospectiva que levou a perceber os benefícios aos pacientes assistidos e uma notável redução de custos.
PALAVRAS-CHAVE: Assistência Domiciliar, Qualidade de Vida, Redução de Custos.
INTRODUÇÃO
A assistência domiciliar é prática antiga que com o avanço tecnológico e institucionalização do serviço de saúde ficou adormecida, porém com a atual política nacional de desospitalização no sistema de saúde é comum cada vez mais pacientes necessitarem de cuidados em domicílio. (PRZENYCZKA E LACERDA, 2009).
Segundo Bonomi (2006, p.20), “a desospitalização é uma tendência mundial da organização dos serviços de saúde e possibilita aliviar a carência de leitos hospitalares e melhorar a qualidade de atendimento por meio da desconcentração dos locais de atendimento”.
A atenção hospitalar não deixa de ser importante e necessária, mas há a necessidade de outro tipo de atenção à saúde. A modalidade de assistência domiciliária é recente no Brasil e está mais desenvolvido no setor privado, porém está se desenvolvendo mais lentamente no setor público. (SCHWONKE, et al. 2008, pg 78).
Há vários fatores que favorecem o cuidado domiciliário, pois é necessária a continuidade da assistência com efetividade das ações, consequentemente diminuição das reinternações e redução de custos hospitalares. (MESQUITA, et al, 2005).
Segundo Rosa (2010), a assistência domiciliar vem crescendo, pois

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    174786 palavras | 700 páginas