A IMPORT NCIA DA REEDUCA O ALIMENTAR

1356 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR - OBESIDADE
Bruna Cardozo Noruega

Resumo
A obesidade em geral e a obesidade infantil se tem constituído num impressionante desafio para os médicos em geral, e para quem estuda sobre o desenvolvimento humano. Apesar de ser um dos mais antigos problemas de que se tem notícia, e agora com todos os alimentos industrializados fica mais difícil conter essa imensa “pandemia”, em outras palavras, a obesidade é culpa exclusiva do obeso, o que, convenhamos, é uma grande injustiça!
As causas exógenas superam em muito as endógenas na obesidade, razão porque, neste artigo, o enfoque maior será dado às primeiras. Abordaremos a definição, prevalência, fisiopatologia, diagnóstico diferencial, bem como apresentaremos uma abordagem prática para com as crianças obesas que, com muita frequência, perambulam de consultório em consultório, em busca de um "remédio mágico" que as faça seguir uma curva ponderal normal, sem que seus hábitos alimentares sejam modificados.
Introdução
A obesidade em geral e particularmente a obesidade infantil se tem constituído num formidável desafio para tantos quantos tentam uma abordagem terapêutica definitiva. Apesar de ser um dos mais antigos problemas metabólicos de que se tem notícia, ainda sua compreensão

fisiopatológica fica aquém do esperado para uma abordagem que procure distinguir, dentre as várias causas de obesidade, a mais adequada àquela determinada criança.
Se, por um lado, conhecemos razoavelmente bem suas repercussões metabólicas, tendemos a simplificar seu significado, pensando que todo obeso é o resultado de um mau hábito alimentar, decorrente de uma baixa auto-estima e de uma falta de preocupação com sua imagem corporal. Em outras palavras, a obesidade é culpa exclusiva do obeso, o que, convenhamos, é uma grande injustiça!
Vários fatores jogam papel importante na gênese deste acúmulo excessivo de tecido adiposo: genéticos, socioeconômicos, psicológicos, relacionados a disfunções hormonais ou a

Relacionados

  • Will
    68982 palavras | 276 páginas