A import ncia da log stica no Com rcio Exterior

468 palavras 2 páginas
A importância da logística no Comércio Exterior

A logística tem um papel fundamental no desempenho nas empresas de exportações e importações brasileiras. Para reduzir os ciclos de fabricação, acelerar a entrega dos produtos ao consumidor final, diminuir os custos de distribuição e transporte e, logo, contribuir para o incremento das exportações brasileiras, é fundamental torná-la mais eficiente. Isso requer a consideração de toda a cadeia logística a partir do produtor/exportador, passando pelos distribuidores/atacadistas, varejistas até o consumidor final. Ao mesmo tempo, é essencial considerar as questões logísticas que influenciam a entrega do produto ao consumidor final. Sob esse aspecto, questões logísticas que facilitem os canais de distribuição nos mercados consumidores são igualmente relevantes. Como a concentração de elevados volumes de carga em portos tem levado a uma mudança de suas funções tradicionais – carga e descarga de mercadorias –, eles passam a assumir uma função estratégica em toda a cadeia logística do comércio exterior como facilitadores dos canais de comercialização.
Devido a forte competição do mercado, se faz necessário o uso da logística, pois se usada corretamente, oferece melhoria no prazo de entrega e qualidade de produtos. Segundo Pinheiro; Markwald e Pereira (2002), a partir do final da década passada, foi observado com maior ênfase, as melhorias nos processos operacionais, devido a investimentos em equipamentos, instalações e processos produtivos realizados pelos novos concessionários. Os avanços em termos de gestão dos portos e de regulação, no entanto, foram bem mais lentos e ainda constituem os principais obstáculos ao crescimento do comércio exterior.
Quando avaliada toda a cadeia de logística, percebe-se que as principais dificuldades estão na área portuária e, em menor proporção, na infra-estrutura física. Os portos assumem um papel fundamental na logística voltada para as transações comerciais – exportações e importações,

Relacionados

  • doc 1
    12799 palavras | 52 páginas
  • e-social
    30027 palavras | 121 páginas
  • 04152311132
    20339 palavras | 82 páginas