A IMPORT NCIA DA ELECTRICIDADE

456 palavras 2 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ELECTRICIDADE
ANTES DA ELECTRICIDAD
Se calhar nunca pensaste nisto, mas nem sempre houve electricidade.
A electricidade é uma coisa “nova”, com apenas mais ou menos 100 anos. Nova ?! Mais ou menos.
Antigamente as pessoas viviam e trabalhavam sem electricidade.
Para ajudar no trabalho do campo usavam animais. Coitados dos animais.
Para ir de terra em terra, também usavam veículos puxados por animais ou iam a pé. Que grande maçada.
Não havia telefone para falarem. Que vida mais aborrecida.
A iluminação era a do Sol ou então queimavam gorduras dos animais ou outros óleos, como o azeite. Tens que concordar que não era nada prático.
E no Inverno ? Fazia um frio... O que valia era a lareira feita com lenha. Ai que saudades que eu tenho dos contos que a minha avó contava, enquanto eu olhava para as labaredas da madeira a arder. E da linguiça assada nas brasas. Uhm, que bom que era. Por falar nisso, a comida também era feita ao lume de lenha, o que não era assim tão mau. COM A ELECTRICIDADE
A electricidade veio alterar toda esta maneira de viver.
A invenção do telefone permitiu falar com as pessoas que estão longe. Que bom. E agora com os telemóveis melhor ainda. E aqueles joguinhos que vêm nos telemóveis ... nem se fala.
A invenção da luz eléctrica tornou tudo muito bem iluminado e muito limpinho. É que uma lanterna de iluminação com azeite suja as mãos todas. E já se pode trabalhar à noite. Trabalhar ? Pois, trabalhar ou brincar...
Agora no Inverno basta carregar num botão e já está o aquecimento ligado. Muito prático e muito asseado, que a lenha suja tudo. Mas há muita gente que ainda gosta mais da lenha. Cada um tem os seus gostos. E os contos da avó ? A avó agora não pode contar pois está a ver a novela. Na televisão, claro. A televisão agora entretém toda a gente lá em casa. São histórias, são desenhos animados, é a bola, são concursos... É uma festa. E tudo graças à electricidade.
A esta hora estás a perguntar se não me esqueci de nada. Dos

Relacionados

  • Sebenta de fisica experimental ii
    16697 palavras | 67 páginas