A import ncia da educa o ambiental para os alunos do ensino fundamental de Bom Jesus PB no conv vio com o semi rido

337 palavras 2 páginas
A importância da educação ambiental para os alunos do ensino fundamental de Bom Jesus – PB no convívio com o semi-árido

Introdução
A educação tem por missão clarear e fortalecer o pensamento do indivíduo, para que esse não seja mais um cego social, omisso e sem percepção da realidade que o cerca, promovendo nos bancos das escolas, no chão da sala de aula, discussões de temas atuais e a busca conjunta entre educando e educadores por soluções que promovam ações concretas locais no intuito de sanar os problemas diagnosticados ao seu redor.
No seu sentido amplo e no alcance de sua função social, a educação deve ser a expressão do processo da democracia, capaz de construir a cidadania através do saber e da análise e reflexão do contexto global em que estamos inseridos. É o caminho ideal para a aquisição da identidade social, política e econômica de um povo comprometido com o equilíbrio e a preservação do Planeta Terra.
Podemos considerar a Educação Ambiental como dimensão da Educação, uma atividade intencional da prática social que imprime ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, com o objetivo de potencializar essa atividade humana, tornando-a mais plena de prática social e de ética ambiental. Essa atividade exige sistematização por meio de metodologia que organize os processos de transmissão/apropriação crítica de conhecimentos, atitudes e valores políticos, sociais e históricos. Assim, se a Educação é mediadora na atividade humana, articulando teoria e prática, a Educação Ambiental é mediadora da apropriação, pelos sujeitos, das qualidades e capacidades necessárias à ação transformadora responsável diante do ambiente em que eles vivem.
Neste trabalho será abordada a necessidade de se efetivar uma Educação Ambiental mais coerente nas instituições escolares do município de Bom Jesus - PB, com o intuito de melhorar a relação que os alunos têm com o meio em que estão inseridos e tendo em vista os

Relacionados