A IMPORT NCIA DA DISCIPLINA PRINC PIOS E M TODOS DAS CI NCIAS HUMANAS PARA O PEDAGOGO

Páginas: 5 (1016 palavras) Publicado: 3 de junho de 2015
A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA PRINCÍPIOS E MÉTODOS DAS CIÊNCIAS HUMANAS PARA O PEDAGOGO.


Este trabalho tem como intuito apresentar a importância dos Princípios Metodológicos das Ciências Humanas, o valor que a disciplina exerce, os desafios encontrados pelo pedagogo neste mundo moderno, bem como a valor que o livro didático exerce em nossa formação.
O ensino das ciências humanas possui váriosobjetivos, sendo um dos mais importantes à construção da noção de identidade. É primordial que o ensino das Ciências Humanas constitua relações entre identidades individuais, sociais e coletivas. As Ciências Humanas podem ser definidas como conhecimento a visão que tem o homem e a sociedade como núcleo.
Para a sociedade brasileira a questão da identidade tem se tornado um tema de dimensõesabrangentes, como descreve Queiroz:

“Estas maneiras de ver se refletiram nas especulações sobre a falta de uma identidade cultural nacional que viesse costurar entre si pedaços tão díspares e que ao mesmo tempo lhes apagasse as arestas. E, dado que na maneira de pensar dos intelectuais de então a identidade nacional não podia existir sem certa homogeneidade de traços culturais, e encontravam na suacultura grandes disparidades, o pessimismo era dominante em seus trabalhos. Somente podiam conceber uma identidade cultural da maneira que julgavam ser a ocidental — branca, educada, refinada.”

Como relata Carlos Fico em seu artigo “Otimismo e pessimismo no Brasil”

“Como é natural, quase todas as discussões sobre a possibilidades futuras do Brasil amparam-se em alguma angustiosa expectativa quejá se tem em mente sobre o país. Seja um futuro brilhante pelo qual há que lutar, seja um inevitável fracasso, que ao menos cabe compreender. É um campo de ideias em luta e, por isso mesmo, de constituição de concepções de leituras que se quer abalizar como corretas em detrimento de outras.”

A tendência tecnicista em educação resulta da tentativa de aplicar na escola o modelo empresarial, que sebaseia na racionalização, própria do sistema de produção capitalista. Um dos objetivos é, portanto, adequar a educação às exigências da sociedade industrial e tecnológica, evidentemente com economia de tempo, esforços e custos. O tecnicismo desprivilegia as ciências humanas em relação ao lado humanista das pessoas. O Brasil vive em busca de uma identidade nacional, a perda da identidade temapresentado situações críticas, desestruturando relações de valores.


A INFLUÊNCIA DOS MEIOS DE INFORMAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM DO EDUCANDO


O currículo tradicional concentra-se nas questões técnicas, no preparo do indivíduo para a sociedade, a aquisição de habilidades intelectuais através de práticas de memorização, e os livros didáticos passaram a ser questionado em relação ao seu conteúdo que eramcarregados de ideologias testes ou exercícios que não desenvolvia o raciocínio.
Vários autores vão em contradição a essa metodologia de conteúdos, em destaque Paulo Freire em sua obra pedagogia do oprimido, entende- se que a escola não podia ser apenas um local de transmissão de conteúdos valorizados pelos setores dominante, mas deveria prender-se a conteúdos significativos, valorizando arealidade do educando.

“não é a educação que forma a sociedade de uma determinada maneira, senão que esta, tendo-se formado a si mesma de uma certa forma, estabelece a educação que está de acordo com os valores que guiam essa sociedade.”

Com o processo de democratização nos anos 80 e as novas tecnologias surgindo, com o a televisão e o rádio, entra- se em debate estes novos meios de informação e deformação cultural na organização do currículo escolar. Passa-se a discutir o retorno da Historia e da Geografia ao currículo nas séries iniciais de escolarização.
Todo material didático, pela importância que adquire para o aluno, forma concepções e provoca construções históricas que serão aquelas que constituirão a base de sua consciência histórica. Nas séries iniciais os conteúdos atem das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Toda A Ci Ncia Deve Ter Seus Princ Pios
  • AV1 PRINC PIOS DA CI NCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
  • Objeto E M Todo Ci Ncias Naturais Vs Ci Ncias Sociais
  • A Import Ncia Do Princ Pio Da Efici Ncia Na Gest O P Blica
  • Princ Pio Da Insignific Ncia
  • M Todos Espec Ficos Das Ci Ncias Sociais
  • Mazzoti O M Todo Nas Ci Ncias Naturais E Sociais
  • Princ Pio Da Insignific Ncia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!