A IMPORT NCIA DA CULTURA IND GENA

605 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DA CULTURA INDÍGENA
Os índios foram os primeiros habitantes do território brasileiro. Estavam aqui muito antes da chegada dos Europeus. Segundo registros da Funai – texto : “A Origem dos Povos Americanos’.
São formados por povos diferentes, com hábitos, costumes e línguas diferentes. As comunidades indígenas possuíam e ainda possuem características diferentes, começando pela língua: ainda existem vários troncos linguísticos, como o Tupi ou Macro-Tupi, Macro-Jê e Aruak.
Essas comunidades também apresentam diferentes práticas culturais, diferentes crenças e diversos ritos religiosos.
Muitos dos hábitos, costumes, alimentação e crenças da sociedade brasileira são herança direta dos povos indígenas, como por exemplo: o habito de andar descalço, o costume de dormir em rede, o habito da pesca e caça, alimentação á base de mandioca, farinha, polvilho, beiju, além das crenças na eficácia das plantas como alternativa para cura de doenças.
Desde a chegada dos estrangeiros as terras so continente Sul Americano, ou seja, os conquistadores, os nativos brasileiros vêm sofrendo massacres, escravidão, repressão e discriminação. Seus direitos pela terra que habitavam foi tomado a forças armadas. Invadiam sua casa, roubaram o que tinham e mataram.
Durante o contexto histórico brasileiro (desde 1500 até a atualidade), os povos indígenas sofreram um processo de conquista, dizimação física (genocídio) e violência cultural (etnocídio) iniciado pelos portugueses e perpetuado, posteriormente, pela população brasileira.
Mesmo com tantas adversidades os povos Ameríndios ainda tentam guardar seus conhecimentos, suas tradições, seus costumes, o verdadeiro espirito do homem nativo. No Brasil encontramos uma das maiores diversidades étnicas já encontradas, e aqui está um valor cultural que não pode morrer.
Atualmente, segundo pesquisas do órgão do governo, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 734.131 pessoas se declaram como indígenas, mas, segundo a FUNAI

Relacionados

  • Teoria do fato jurídico
    83442 palavras | 334 páginas
  • A Civiliza O Do Renascimento Jean Delumeau
    94755 palavras | 380 páginas
  • A Historia Secreta Da Rede Globo
    95118 palavras | 381 páginas
  • Gilles Deleuze L Gica Do Sentido
    143667 palavras | 575 páginas