A IMPORT NCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECIS RIO DAS ORGANIZA ES

2690 palavras 11 páginas
A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES

2 – A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NO PROCESSO DECISÓRIO DAS ORGANIZAÇÕES.
2.1Origem e importância da auditoria.
Ao buscar o melhor conceito, e origem de auditoria, segundoAtite (2010), pressupõe-se que a auditoria se originou com o termo em Português auditor, sendo muitas vezes representando pela origem latina (aquele que ouve o ouvinte), embora, provém da palavra inglesa toaudit (examinar, ajustar, corrigir, certifica). A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de avaliação e de consultoria, desenhada para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela auxilia uma organização a realizar seus objetivos a partir da aplicação de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.
Vale detacar que a auditoria para atingir sua finalidade deve ser planejada de forma que se preveja a natureza, a extensão e a profundidade dos procedimentos a serem adotados, bem como os momentos mais propícios à aplicação destes métodos.Sendo o objetivo da auditoria, o de expressar opinião sobre a propriedade das demonstrações financeiras e contábeis pretende-se verificar se estas representam a posição patrimonial, contábil e financeira da empresa auditada e adequado para atender as exigências do mundo globalizado.
A auditoria surgiu primeiramente na Inglaterra, que, como dominadora dos mares e controladora do comercio mundial, foi a primeira a possuir as grandes companhias de comercio e a primeira também a instituir a taxação do imposto de renda, baseado nos lucros das empresas, (FRANCO; MARRA, 2000, p. 37).
Segundo Franco e Marra (2000), a auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmação dos registros contábeis, em virtude do aparecimento das grandes

Relacionados