A importãncia dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ


















A IMPORTÃNCIA DOS JOGOS E BRINACADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA























MACAPÁ
2011
ADRIANO SANTIAGO
ALDINE SOBRINHO DOS SANTOS
ALESSANDRA ARAÚJO LANDIN PINTO
ELIETE S. G. A. DE MAGALHÃES
ISIS RAMOS ALFAIA
JANETE GONÇALVES CABRAL
RODRIGO RAULIAN DA SILVA FERREIRAROSANGELA DOS SANTOS













A IMPORTÃNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
















MACAPÁ
2011
INTRODUÇÃO

Este trabalho de pesquisa busca ampliar e aprofundar a discussão sobre o papel e contribuição dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento físico, cognitivo e afetivo da criança.
Assim como, destacar a importância dos jogos ebrincadeiras no processo de ensino e aprendizagem da criança, enfatizando a importância dos educadores utilizarem a brincadeira como ferramenta pedagógica, propiciando condições para um desenvolvimento saudável da criança.
Nessa perspectiva, serão destacadas duas brincadeiras, como um jogo utilizado na faixa etária de dois a cinco anos de idade, e uma brincadeira utilizada na faixa etária deseis a onze anos de idade. Brincadeiras estas com objetivo de estimular o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor da criança.





















DESENVOLVIMENTO

Os jogos e brincadeiras são fundamentais para o seu desenvolvimento e para a aprendizagem, pois envolvem diversão e ao mesmo tempo uma postura de seriedade. A brincadeira é para a criança um espaço deinvestigação e construção de conhecimentos sobre si mesma e sobre o mundo. Brincar é uma forma de a criança exercitar sua imaginação. A imaginação é uma forma que permite às crianças relacionarem seus interesses e suas necessidades com a realidade de um mundo que pouco conhecem. A brincadeira expressa a forma como uma criança reflete, organiza, desorganiza, constrói, destrói e reconstrói o seu mundo.
ParaPiaget (1976) a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Estas não são apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energia das crianças, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual.
Nessa perspectiva, podemos verificar a importância do brincar no desenvolvimento da criança e tem que ser visto como fundamental enecessário não como algo obrigatório, pois é espontâneo da criança o brincar, mas, que possamos propiciar esses momentos tanto na família, como na sociedade e na escola. De maneira que, a criança possa interagir com o meio social, observar o que tem a sua volta, manipular os objetos.
Nesse sentido, o brincar é um direito assegurado na Constituição Federal do Brasil. É uma necessidade para as crianças,pois é fundamental para o seu desenvolvimento psicomotor, afetivo e cognitivo, sendo uma ferramenta para a construção do seu caráter.
O desenvolvimento psicomotor é a base de sua relação com o mundo, pois é através de seu corpo que ela vai se relacionar consigo mesmo, com os outros, com os objetos, enfim, com o mundo ao seu redor.
O fator afetivo inclui os relacionamentos intra e interpessoais; ao brincar a criança vai experimentar diversas situações, positivas (quando vence uma brincadeira, alcança um objetivo, entra em acordo com os colegas, etc.) e negativas (perde alguma atividade, não consegue realizar o esperado, entra em conflitos com os colegas, etc.) e é através destas situações que a criança aprenderá a conviver com os outros.
O aspecto cognitivo se refere ao desenvolvimentodo intelecto durante as atividades lúdicas. As crianças aprendem brincando, aumentam seu conhecimento através dos parceiros e podem vivenciar a aprendizagem. Quando a criança busca superar situações desagradáveis. É como se ela zombasse de suas próprias limitações e as enfraquecesse. Em cada momento do seu processo de desenvolvimento, a criança utiliza-se de instrumentos diferentes e sempre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Jogos e brincadeiras para o desenvolvimento da criança
  • Importancia Do Jogo E Brincadeira Para O Desenvolvimento
  • a importancia da brincadeira no desenvolvimento da criança
  • A importância das brincadeiras no desenvolvimento das crianças
  • A importancia dos jogos no desenvolvimento da criança
  • a importancia dos jogos e brincadeiras na educacao das crianças
  • A IMPORTÂNCIA DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE
  • A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!