A importãncia da literatura para formação de leitores

Páginas: 59 (14706 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
INTRODUÇÃO


Literatura é ficção, recriação de uma realidade, através de palavras. Essa combinação revela a maneira individual de cada escritor interpretar a realidade, vários são os conceitos de literatura. Além disso, o homem é modificado diante dos saberes literários. Segundo Moisés (2004, p.264) “Literatura é uma atividade que, além de incluir os textos poéticos e os prosísticos, abrangetodas as expressões escritas, mesmo as científicas e filosóficas”.
A escolha do tema surgiu de uma observação feita em duas escolas: a primeira a Escola Estadual Princesa Isabel, com o Projeto Circuito Campeão, que incentiva a criança a fazer a leitura do livro e recontar o que leu na sala para os colegas em sala de aula, atividade que favorece criatividade, em vez de mais um espectador, o alunotransforma-se num um ouvinte sensível ao prazer de ler e ao encantamento do texto.
Além disso, na leitura compartilhada de um texto literário a possibilidade da invenção, da criação, está sempre aberta. Este talvez seja o aspecto mais fascinante de toda esta experiência: abrir espaço para a criação e a criação é o caminho para a autonomia e para autoafirmação.
Na segunda, a Escola EstadualProfessor Camilo Dias, foi observado em três turmas do Ensino Médio o descontentamento pelo ato de ler.
Muitos são os alunos que não ser têm uma prática cotidiana da leitura literária, o ensino da literatura visa o aperfeiçoamento da leitura. Não se trata de uma ação mecânica que aborrece. Ler é estabelecer relação com o texto lido, é compreendê-lo e interpretá-lo.
Neste sentido, a literatura passaa ser um convite à liberdade de expressão, onde os alunos podem expressar seus sentimentos, descobrir e compreender melhor suas próprias emoções. A faixa etária dos alunos do Ensino Médio varia dos treze aos dezoito anos de idade. Nesta fase, o adolescente encontra-se emocionalmente vulnerável, e acaba sendo influenciado diretamente pelo poder de persuasão da mídia, dos amigos, dos preceitosconsumistas, deixando levar-se, na maioria das vezes, pelas falsas conquistas.
A pretensão dessa pesquisa é contribuir com sugestões para o ensino da Literatura e para conhecimento prático-metodológico do professor, já que a problematização parte de como ocorre o Ensino da Literatura no processo de desenvolvimento da leitura, instrumentos básicos para aquisição e retenção de novos conhecimentos,tornando a mente do leitor mais aberta, aumentando as competências e minimizando as fragilidades no aperfeiçoamento da leitura.
A formação de leitores com proficiência vem sendo um desafio cada vez mais difícil para os professores. Os docentes do Ensino Médio, além de preparar o aluno para o vestibular, têm também que desenvolver o ensino da leitura literária habilidades básicas que o discente jádeveria ter, o que torna o ensino uma prática complexa.
Trabalhar a disciplina Literatura exige a qualificação dos profissionais, a capacitação dos alunos enquanto leitores, para interação com os textos e o meio social. Além do mais, a falta de materiais literários diversificados na escola também contribui para a desmotivação dos docentes perante as práticas de leitura literária, e o livrodidático tornou-se o principal meio para a execução das atividades escolares.
Em virtude disto, a maioria dos alunos tem grande insatisfação pela leitura e alguns não têm o hábito de ler nem os conteúdos escolares devidos ao uso de metodologias tradicionais, formalistas e monótonas de alguns docentes. Assim, os educadores demonstram estarem à procura de culpados pelo desinteresse dos alunos, o que sepercebe é que os professores se isentam da responsabilidade de formar leitores habituais.
Diante dessa problemática, constituiu-se como objetivo geral desta pesquisacompreender as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Literatura dos alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Professor Camilo Dias. Dessa forma, foram estabelecidos os objetivos específicos que consistiram em: Identificar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da literatura na formação do leitor crítico
  • A importancia da literatura infantl na formação do leitor
  • A importância literatura infantil na formação leitor critica
  • A importancia da literatura infantil na formacao de leitores criticos
  • A importância da literatura clássica na formação de jovens leitores
  • Literatura na formação do leitor
  • Literatura na Formação do Leitor
  • AD1 Literatura na formação do leitor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!