A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DIDÁTICA E LÚDICA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2015






































































1. Introdução:

Este trabalho tem por objetivo apresentar a importância e a contribuição da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. Será discutido o papel da escola e do educador no incentivo a leitura desde as séries iniciais, sendo assim, enfoca na importância de ouvir histórias e do contato da criança desdecedo com o livro.



























2. Desenvolvimento:

A literatura infantil é um momento lúdico muito importante na vida da criança, desenvolve a imaginação, criatividade e proporciona o prazer da leitura. No entanto é importante incluir o livro na vida das crianças desde muito pequenas. Sendo a literatura infantil um dos caminhos que facilitam a aprendizagem durante o processo dealfabetização; na leitura e análise o livro “No Reino Das Letras Felizes”, escrito pela autora: Lenira Almeida Heck, percebe-se que a autora teve a intenção de estimular a criança a conhecer as letras do alfabeto através de um conto, onde envolveu todas as letras como personagem da história. Mostrou que com as letras podemos formar palavras. E com a união de várias palavras juntas, formamos tambéma comunicação. A mesma, demostrou chamar a atenção das crianças para as letras maiúsculas, minúsculas, vogais e consoantes.
Toda a história contada de forma lúdica traz consigo inúmeras possibilidades de aprendizagem, e poderão ser objeto de diálogo com as crianças, possibilitando a troca de opiniões e o desenvolvendo sua capacidade de expressão.
É através das emoções, ludismo, imaginaçãoe fantasias que a criança aprende, ou seja, entende a realidade, dando-lhe um significado. É de extrema importância que pais e professores atuem em conjunto despertando nas crianças desde os anos inicias, o desejo pela leitura. Desta forma, no decorrer dos anos, à medida que forem amadurecendo, poderão ser adultos capazes de fazer uma leitura além do que lhes está exposto.
A vida da criança éuma sucessão de experiências de aprendizagem e o professor é responsável por desenvolver todas as habilidades. Devem aplicar várias práticas pedagógicas para que as crianças se desenvolvam. Ao chegar a Escola, trazem consigo infinitas experiências e conhecimento acumulados, conquistados por meio da exploração visual, auditiva, jogos, brincadeiras, conversas, passeios, contatos, brinquedos,histórias que influenciam no processo de aprendizagem.
No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, a criança defronta-se com um mundo cheio de atrações (letras, palavras, frases, textos, histórias) e se engajam neste universo muito mais facilmente se puder participar integralmente dele, e se o processo for transformado num grande ato lúdico (participativo, prazeroso) esta é a proposta, que acriança aprende brincando e usando o vocabulário do seu dia a dia de forma a tornarem o aprendizado afetivo e agradável.
Entretanto, a atividade lúdica, na busca de novos conhecimentos, exigem do educando uma ação ativa, investigativa, reflexiva, desveladora, socializadora e criativa em total oposição e passividade, submissão, alienação e reflexão, condicionamento tão frequentes nas práticas queutilizam abordagens de ensino e aprendizagem tradicionais e comportamentalista.
O desejo pela leitura admite-se a gosto por alguma coisa a partir da experimentação, do contato e da relação, assim é com a leitura, com o livro e aprender a gostar a ler, ou seja, a criança necessita deste encontro para realmente sentir-se despertada primeiramente a ouvir para enfim ler. O adulto é o primeiro mediadordesse encontro.
A leitura infantil é extremamente prodigiosa em suscitar a imaginação ao mundo das aventuras. Durante o período de desenvolvimento, a criança deve ser estimulada a sentir-se motivada em busca do interesse no conteúdo do livro e pelo treino da linguagem. O estímulo precoce é muito eficaz, tendo em vista que levam as crianças a foliar os livros, despertar o desejo de ler a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
  • A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
  • A importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança
  • A importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança
  • A importancia da literatura infantil no desenvolvimento da criança
  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
  • A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL COMO PARTE DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!