A importância e as limitações do uso do DSM-IV na prática clínica.

Páginas: 4 (848 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
A importância e as limitações do uso do DSM-IV na prática clínica.

O uso da DSM-IV foi fundamental e veio para solucionar problemas relacionados a transtornos mentais, sistema esse implantado porHipócrates em meados do séc. 5.
Logo depois veio o primeiro sistema de classificação científico, que reuniu vários distúrbios mentais que deu-se o nome de “esquizofrenia”, segundo o DSM-III “umpaciente diagnosticado como esquizofrênico por ex: não poderia receber um diagnóstico simultâneo de transtorno de pânico”, ou seja, não poderia um paciente ter mais de um diagnóstico.
Com o estudo doDSM-III-R, em 1987, foi permitido fazer dois ou mais diagnósticos em um paciente; foi onde surgiu o conceito de comorbidade em psiquiatria que foi estabelecido pela DSM-IV, “ É portanto um manualdiagnóstico e estatístico, que foi adotado pela APA e que correlaciona-se com classificação de transtornos mentais e de comportamento da CID-10”.
O DSM-IV tinha como base trazer um diagnóstico mais amplo eeficaz buscando realmente a fundo de que transtorno se tratava, como por ex: citado no texto: “ Um paciente ao chegar em salas de atendimento de urgências, por não ter o seu sofrimento reconhecidopelos médicos”. Ou seja, o paciente já recebia um diagnóstico de esquizofrenia, ou talvez não passasse de um capricho, ansiedade ou frescura; Sendo que se podia ser qualquer outro tipo de transtorno. Essetipo de preconceito ainda é bem comum nos dias de hoje, pois existem pessoas que tem qualquer tipo de transtorno ou retardo mental, que são vistos pela sociedade como loucos, ou que estão apenasfingindo. O que a sociedade não sabe é que 3% da população geral sofrem de transtorno de obsessivo-compulsivo associado também ao transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo.
Com o uso do DSM-IV eas novas técnicas de terapia teve grande melhoria na qualidade de vida dos pacientes como por ex: “ a fobia específica não melhora com medicamentos mas responde bem à terapia comportamental”.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância e as limitações do uso DSM-IV na prática clínica
  • Vantagens e desvantagens do uso do DSM IV
  • Pratica IV
  • A IMPORTANCIA DOS QUADRANTES ABDOMINAIS NA PRATICA CLINICA
  • A importância da relação terapêutica na prática clínica
  • DSM IV
  • DSM IV
  • DSM IV

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!