A importância social e econômica da auditoria no país

Páginas: 12 (2929 palavras) Publicado: 12 de agosto de 2014
A importância social e econômica da auditoria no país

O presente e o futuro

I. Introdução

A auditoria das demonstrações contábeis como opinião profissional independente sobre a posição financeira, o resultado das operações e a origem e aplicações de recursos de acordo com os princípios fundamentais de responsabilidade pelas contas.

A auditoria avalia o sistema de controle contábil eadministrativo das entidades públicas, privadas e sem fins lucrativos. Mantém uma relação direta com o volume dos investimentos relacionado com a necessidade da transparência da administração dos recursos.

Todos querem saber em alguma circunstância ou momento, se as informações sobre o resultado operacional e a variação patrimonial obedecem a padrões contábeis usuais de medição. De maiorimportância ainda é conhecer como os recursos são aplicados e se atendem às suas finalidades.

O aval de um auditor, independente nas informações contábeis, esclarece, traz segurança e confiabilidade e assegura divulgações fidedignas à opinião pública. Uma entidade representa um conjunto de transações complexas, envolvendo aspectos operacionais, sociais e societários de várias grandezas. Fica difícilpara a administração ter absoluta certeza sobre as técnicas contábeis, os procedimentos tributários e a obediência às normas regulamentares. A auditoria tem a resposta. Valendo-se de normas e padrões de natureza técnica e ética claramente determinados, a auditoria independente torna-se elemento fundamental no sistema de informações, medição de desempenho e prestação de contas da administração.II. O cenário político/econômico

Evidentemente, necessário se faz aqui, um preâmbulo onde buscamos distinguir ideologia econômica. Claro que a economia, em princípio, depende dos ditames dos regimes político. Não podemos nos esquecer, entretanto, de que em função do desempenho da economia e de fatores internos e externos o regime político termine por revisar seus conceitos ideológicos e geremodificações, às vezes estruturais. É o que as últimas tendências mundiais pelo menos têm mostrado. Hoje o espaço está francamente aberto para o regime econômico que se traduz num conjunto de liberalismo e de social-democracia. Não quer dizer que o capitalismo perde forças, ao contrário, em muitos casos é necessário conviver com a presença do Estado, mas que este, de uma maneira arejada, percebe queos fatores de participação comunitária e do sentido do resultado não podem ser descartados e nem mesmo relegados a um plano secundário.

O sistema econômico de sucesso é aquele em que as ações e os resultados emanam do povo, para benefício do próprio povo e os investidores, empresários e o governo atuam, respectivamente, como reagentes e catalisadores no processo, remunerando o capital eadministrando o crescimento da riqueza do País. O regime político de sucesso é aquele que dá liberdade para o sistema econômico se desenvolver. O Estado apenas controla o excesso e o excedente, sem perder de vista o controle do desenvolvimento através da justa distribuição de renda, da geração de oportunidades, bem-estar e minimização de injustiças sociais.

III. Auditoria – seu espaço

A auditoria éimportante e imprescindível, porém ainda carece de maior divulgação sobre seus benefícios e, ainda da conscientização de alguns empresários e acionistas, do governo e usuários de modo geral.

A contratação de um trabalho de auditoria, ainda não segue como seria o desejável, os padrões da moderna economia. Está a mercê, às vezes, de impulsos emocionais ou carência de melhores esclarecimentos.Apenas para fins expositivos, estabelecemos, aleatoriamente, alguns dos motivos que em certos casos culminam com a busca dos trabalhos de auditoria.

1. Garantia de Confiabilidade

2. Obrigação

3. Sensacionalismo

1. Auditoria como garantia de confiabilidade

Ao admitirmos que essencialmente uma economia deve ter os fundamentos do seu fundamento no próprio povo, toda e qualquer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância social e econômica da suinocultura
  • importância social e econômica da suinocultura
  • A importância economica da previdência social
  • Sistemas Agroflorestais
  • A auditoria e sua relação com o crescimento econômico e social do país.
  • A IMPORTÂNCIA SOCIAL E ECONÔMICA DA SOCIEDADE LIMITADA NOS DIAS ATUAIS
  • A importância da auditoria nas entidades beneficentes de assistência social
  • A importância dos impérios do passado na organização política, económica e social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!