A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Páginas: 6 (1484 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2014
IESPMA – INSTITUTO AVANÇADO DE EDUCAÇÃO, CULTURA, PESQUISA E TECNOLOGIA
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL








A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL









IMPERATRIZ-MA
Agosto- 2013

IVANETE RIBEIRO DE CARVALHO






A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS PARA O DESENVOLVIMENTOINFANTIL






Projeto de Pesquisa apresentado à pós-graduação em Docência em Educação Infantil do Instituto - IESPMA, sob a orientação da Profª: Alexandra Estrela







Imperatriz-MA
Agosto- 2013

INTRODUÇÃO
Este projeto trata-se da importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil. Os jogos e as brincadeiras são atividades fundamentais para o desenvolvimento daidentidade e da autonomia da criança, pois desde cedo ela pode se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira, fazendo com que desenvolva sua imaginação.
O ato de jogar e brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico intelectual afetivo motora e social, e ainda tornam as atividades pedagógicas mais atraentes para as crianças pois apartir das situações de interações com os jogos poderá envolver vários conteúdos que ajudarão na construção de uma atividade significativa.
Desta forma pretende-se desmitificar, pois, muitos associam o brincar a um desgaste de energia, passa tempo ou falta do que fazer. Por outro lado, o brincar tem despertado o interesse de estudiosos de diversas áreas, isso porque são tantas ascontribuições desse ato na vida da criança que muitos teóricos tiveram a preocupação de apresentá-las em suas obras.
E estes estudos apontam que o universo lúdico leva a criança a está em constante exercício com o mundo da fantasia e da imaginação do faz de conta, do jogo e da brincadeira. Pode-se dizer que o lúdico é um grande laboratório que merece todaatenção de pais e educadores, pois é através dele que acontecem experiências criativas e reflexivas praticadas com emoção e prazer.
Nesse contexto o projeto pretende enfatizar alguns elementos considerado de grande relevância para aprendizagem das crianças por meio do brincar tendo como foco concepções de alguns teóricos destacando assim a relação entre o brincar, aprendizagem edesenvolvimento cognitivo das crianças.

FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

Os jogos e as brincadeiras infantis exerce papel importante no universo da criança, pois, vão muito além da simples diversão, possibilitam aprendizagem de diversas habilidades como: vivencia motora, fantasia e criatividade. E ainda são meios que favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral e intelectual dacriança.
A importância do brincar na educação infantil está expressa por lei no Referencial Curricular de Educação Infantil (MEC/ SEF / DPE, 1998). Publicação nacional do MEC. “O brincar é uma atividade espontânea, e difere do jogo, pois este possui regras e limites, por isso a proposta de utilização destes recursos, deve está de acordo com a faixa etária abordada na ocasião.” (FRIEDMANN, 1994)Portanto a criança deve ser considerada como um ser de direitos e com liberdades. Pensando nesta condição uns dos principais direito é o de brincar que não pode ser negado na infância, pois as brincadeiras facilitam às crianças compreenderem e realizar atividades do dia a dia em determinado tempo histórico e cultural.
È importante saber diferenciar o jogo e a brincadeira numa visão maisabrangente alguns pesquisadores mostram que existem diferenças caracterizando-os a partir do seu uso, da ação contida em cada um e do comportamento que eles ocasionam. Neste aspecto, Marinho (2007, p. 93) enfatiza:
Alguns dos elementos que caracterizam o jogo são a ludicidade, a alegria, o prazer, a competição e a tensão. No jogo, o ritmo de sua execução e as regras é estabelecido pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento e aprendizagem infantil.
  • Importancia Do Jogo E Brincadeira Para O Desenvolvimento
  • A importância da brincadeira no desenvolvimento infantil
  • a importância do jogos no desenvolvimento infantil
  • A importancia dos jogos e brincadeiras na educação infantil
  • A importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil
  • A importancia de jogos e brincadeiras na educaçlão infantil
  • A importância dos jogos e das brincadeiras na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!