A importância dos idosos para o mercado de trabalho.

Páginas: 16 (3849 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
RESUMO


Desde 2000, a população brasileira vem crescendo a uma taxa de 1,17% ao ano. Segundo os últimos dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em agosto de 2010, havia no País mais de 190 milhões de pessoas. A população brasileira pode ficar “superenvelhecida” em algumas décadas, pois a taxa de natalidade vem diminuindo gradativamente nos ultimos anos. A taxa de defecundidade, em dados divulgados em agosto de 2010 era estimada em 1,8 filho por mulher. Estes dados foram divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (Pnad/IBGE), entre os anos de 1992 e 2009. A população idosa (com idade superior a 60 anos) puloude 7,9% para 11,4% no Brasil. Por outro lado, a parcela dos brasileiros com menos de 15 anos caiu de 33,8% para 24% no mesmo período. E, nessa pirâmide populacional, os mais novos estão perdendo cada vez mais espaço para os mais velhos. Isso significa dizer que, a cada ano que passa, no Brasil o número de pessoas mais velhas vem aumentando percentualmente em relação as pessoas com menos idade, ouseja, o Brasil está ficando cada vez mais velho (no bom sentido é claro).
A expectativa, de acordo com os técnicos do Ipea, é que a partir de 2030 os únicos grupos populacionais que devam apresentar crescimento positivo sejam os com idade superior a 45 anos.
Nesse cenário, como fica o mercado de trabalho?
Este trabalho de conclusão de curso procura relacionar a atual questão do envelhecimentoda população brasileira com a inserção do idoso no mercado de trabalho. Nele foram destacados os temas mais relevantes e os pontos de vista de vários autores e pesquisas de órgãos governamentais. Realizando também pesquisa em campo, com entrevistas com pessoas com mais de 50 anos e que continuam no mercado de trabalho. Foram feitas pesquisas também em empresas que buscam colaboradores com idadeacima de 50 ou 60 anos.




















1.1. Introdução
O projeto experimental apresentado tem como objetivo identificar a importância dos idosos para o mercado de trabalho.
No Brasil como em diversos Paises o trabalho tem um desdobramento em trabalho formal e informal.
O Estado se vê pressionado a solucionar questões que preservem essas atividades com taxas mínimastributarias.
Com essas alterações foram introduzidos novos modelos de contratos de trabalho como uma forma de aumento e estimulo a geração de novos postos de trabalho.
Nos tempos atuais há varias contradições no mundo corporativo e podemos colocar que há um novo mercado de trabalho.
Antigamente as relações de trabalho eram marcadas por meio de contratos formais entre “patrões” e “empregados”. Haviauma forte participação do sindicato, o trabalhador permanecia em uma determinada função até o momento da sua aposentadoria.
Hoje temos uma realidade bem diferente, o sindicato já não estão tão ativos e os colaboradores tem mais opções de mudarem de organização com mais frequência bem como ter um plano de carreira bem estruturado dentro da empresa sempre almejando uma posição melhor ou umapromoção.
A globalização econômica e as inovações tecnológicas, tem uma boa parte de participação nessa mudança.
Com tanta tecnologia disponível e a velocidade com que elas se tornam obsoletas há uma crescente exigência nas qualifiquações que as empresas exigem na hora de se contratar um funcionário, ou seja, existe uma exigencia muito maior, dentro das organizações, em relações ao conhecimento,habilidades e atitudes do candidato a vaga oferecida pela empresa.

Mas, apesar dessa inserção de novas gerações nas organizações, temos a preocupação de que segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), houve um aumento da expectativa de vida no Pais de cerca de três anos entre 1999 a 2009.
Não apenas ocorre esse aumento da expectativa de vida, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A inclusão de idosos no mercado de trabalho
  • IDOSO NO MERCADO DE TRABALHO
  • A relação do idoso com o mercado de trabalho
  • Reintegração do idoso no mercado de trabalho
  • O IDOSO NO MERCADO DE TRABALHO
  • A introdução do idoso no mercado de trabalho
  • O idoso no mercado de trabalho.
  • Ingressão de idosos no mercado de trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!