A importância dos eventos para as empresas e colaboradores

Páginas: 9 (2058 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
FAETEC – Curso subsequente de Administração
Gestão de eventos e empreendedorismo – Prof. Rogério
Turma sad. 12

A importância dos eventos para as empresas

Introdução
Investir em eventos que propiciem ambiente para o contato direto e personalizado entre os funcionários, consumidores e possíveis clientes é uma realidade cada vez mais comum entre os grupos empresariais modernos. Oschamados “eventos de incentivo e relacionamento” ajudam no estabelecimento de vínculos pessoais, criam a identificação das pessoas com os produtos e serviços oferecidos pelas empresas e agregam valor às marcas.
Como toda área de comunicação e marketing, o segmento de eventos corporativos vem sofrendo transformações para atender o mercado e clientes. Além das tradicionais ferramentas de comunicaçãocomo TV, outdoors, mídia impressa e eletrônica; é necessária a inclusão de novos formatos de comunicação, tanto virtualmente, com o uso de redes sociais, sites, e-mail marketing quanto presencialmente em que a empresa permite que o cliente vivencie a sua marca.

Tipos de Eventos
Quando os convidados do evento são externos, como clientes, fornecedores, parceiros e prospects, o evento serve paragerar ou estreitar um relacionamento, além de apresentar detalhes sobre a empresa que os convidados talvez desconhecessem. No caso de eventos para funcionários, eles têm um efeito positivo na motivação geral. O fato de uma empresa investir dinheiro para proporcionar momentos de aprendizado ou descontração, fora da rotina diária, sempre faz com que o funcionário se sinta mais prestigiado.Principalmente quando ele conversa com um colega de outra empresa que não promove eventos.
Para uma equipe de vendas, por exemplo, um evento ao ar livre, com competições entre os participantes, ajudaria a solidificar os conceitos de concorrência e de esforço individual, “dar o máximo de si, sempre”. Para uma equipe de uma área mais técnica, como sistemas, uma palestra com um especialista agregaria maisconhecimento. Para equipes mistas, shows de música ou humor ajudam a descontrair, algo importante para empresas em que há muita cobrança por resultados. Existem também empresas que incentivam a participação direta dos colaboradores no evento, e empresas que preferem apresentações mais formais. Há empresas que apreciam cenários especiais, camisetas e brindes, e há empresas que são contrárias a isso. Háempresas que são totalmente contra sortear prêmios entre os participantes, e há empresas que são favoráveis. No evento corporativo os colaboradores se sentem como convidados ou como realizadores.
Existe um progresso de evento para evento. Empresas que costumam promover eventos periódicos sempre gostam de agregar algo mais ao evento seguinte. Uma empresa fez o primeiro evento em 1982, num hotelmeia boca no centro da cidade, com diretores fazendo longas e chatas apresentações sobre suas áreas, enquanto a plateia ficava sentada e só ouvia, praticamente sem interação. Doze anos depois, e com eventos todos os anos, já estava levando a equipe para um resort 5 estrelas no Nordeste e a agenda era construída pelos próprios participantes. Uma comissão bolava jogos e atividades de lazer, e o tempopassado dentro de uma sala não tomava mais que 20% da agenda.
É muito difícil convencer uma empresa que nunca fez um evento a partir para essa opção de “descontração total e quase irrestrita”. O importante para uma agência é convencer a empresa a transformar eventos extemporâneos em eventos periódicos. Para isso, é preciso que cada evento supere a expectativa da empresa.
As agências de eventosprecisam ter um portfolio para apresentar, porque a gama de necessidades específicas é bastante variada. Um briefing bem detalhado com a empresa ajudaria a agência a desenvolver e apresentar o projeto mais adequado, sempre lembrando que o mais importante é que quem contratou o evento fique satisfeito e possa vir a contratar outros. Por isso, uma avaliação final e formal por parte da empresa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia de novos colaboradores nas empresas
  • A importancia do desenvolvimento e capacitaçao dos colaboradores na empresa
  • A importância do treinamento e da capacitação dos colaboradores para melhoria da empresa
  • COLABORADORES DE EMPRESA
  • Colaboradores de Empresa
  • COLABORADORES DE EMPRESA
  • A importância do setor de recursos humanos para a motivação de colaboradores da empresa karnekeijo
  • Empresa de eventos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!