A importância do xadrez

Páginas: 13 (3100 palavras) Publicado: 22 de março de 2012
UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE
CAMPUS CAÇADOR
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
DISCIPLINA DE XADREZ

FÁBIO ANDRÉ TASCA

A IMPORTÂNCIA DO XADREZ PARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO

CAÇADOR
2011


FÁBIO ANDRÉ TASCA

A IMPORTÂNCIA DO XADREZPARA O DESENVOLVIMENTO HUMANO


Trabalho apresentado como exigência para a obtenção de nota parcial na disciplina de Xadrez, do Curso de Educação Física, ministrado pela Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe - Caçador, sob orientação do Prof. Dirceu Cendron.

CAÇADOR
2011
introdução

A origem do xadrez é certamente o maior mistérioexistente no mundo. Infelizmente os historiadores não conseguem chegar a um consenso sobre o lugar de onde se originara o xadrez. O documento mais antigo é provavelmente a pintura mural da câmara mortuária de Mera, em Sakarah (nos arredores de Gizé, no Egito). Ao que parece, essa pintura, representa duas pessoas jogando xadrez e data de aproximadamente 3 000 anos antes da era cristã.
Quando serefere ao jogo de xadrez, podemos imaginar, que o jogo em si é uma fonte rica em desenvolvimento do ser humanos, que começa na infância até chegar na fase adulta! Segundo Piaget (1975, pág. 162), diz que com a imaginação criativa sempre será a fonte de todo o pensamento e raciocínio posterior.
Com o passar dos tempos, o xadrez definitivamente está fazendo parte do cotidiano, dentro de escolas e setornou disciplina obrigatória em cursos de Educação Física. Nas escolas passou à estimular as crianças, jovens e adultos, no auxílio de desenvolvimento de pensamentos críticos para resoluções de várias tarefas do cotidiano.

Para quem não conhece o xadrez é um jogo que envolve extremamente o raciocínio, estratégia e lógica, por isso é denominado um jogo para espertos, porque é um jogo que requeratenção, habilidade e conhecimento sobre as peças, as regras e também sobre o adversário, para muita gente não é o tipo de jogo que permite conversa, porque exige o máximo de concentração e qualquer descuido pode fazer com que o jogador perca uma peça de extrema importância ou até mesmo perder o jogo.
Uma partida de xadrez consiste em um tabuleiro assim como o de dama, com casas pretas e brancas,são permitidos apenas dois jogadores por parida, cada um tem em seu poder dezesseis peças entre elas o Rei a Rainha também conhecida como Dama, o Cavalo, o Bispo e os peões, o objetivo do jogo é que um adversário capture as peças do outro até alcançar o mate, que é o lance em que o jogador captura a peça denominada Rei do seu adversário e assim ganha a vitória, mas até chegar a este estágio ojogador tem que conseguir capturar o Rei de forma que o outro não tenha como fugir, caso contrário a partida continua ou declara-se empate.
Jogo de xadrez acelera o raciocínio dos jogadores, porque é um jogo complicado que exige o total entendimento de todas as regras, para que nenhum jogador as infrinja, além de obrigar o cérebro a funcionar todas as vezes que for realizar uma jogada, já que omesmo tem de posicionar bem as suas peças e visualizar as peças do seu adversário, além de ter que adivinhar a jogada deste. Vence o jogo quem conseguir dar um xeque-mate em seu adversário, para isso é necessário ameaçar o Rei do seu oponente de tal forma que ele não tenha mais possibilidades de jogo, não terá como fugir e não terá meios de colocar uma peça intermediária para bloquear sua jogada, comisso você consegue capturar a peça do seu adversário, resultando no xeque-mate, o que faz com que seu adversário perca, por isso é necessário pensar bem antes de realizar qualquer jogada, para não fazer nada errado e não perder o jogo inteiro, mas isso tudo com o tempo contado, o ideal é vencer o jogo no menor tempo possível. Quem sabe jogar uma boa partida de xadrez é considerado uma pessoa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância do xadrez na sala de aula
  • A importância do xadrez como ferramenta pedagógica
  • Importância di final
  • A importancia do jogo de xadrez, na aprendizagem do eja iv, para adolescentes privados de liberdade
  • xadrez
  • xadrez
  • Xadrez
  • Xadrez

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!