A importância do uso das atividades lúdicas no processo de ensino

Páginas: 8 (1946 palavras) Publicado: 30 de maio de 2013
PESQUISA: A IMPORTÂNCIA DO USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM



INTRODUÇÃO



O jogo ajuda a criança a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva ao professor a condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.

O caráter de integração e interação contidasnas atividades lúdicas permitem a integração do conhecimento com ações práticas, Chaguri (2004), pois, segundo Vygostky, a motivação é um dos fatores principais não só para o sucesso da aprendizagem, como também na aquisição de uma LE.

Os jogos e brincadeiras são excelentes oportunidades de mediação entre o prazer e o conhecimento historicamente constituído, já que o lúdico é eminentementecultural. Por meio da ótica do psicólogo suíço Jean Piaget pode-se notar que a concepção dos jogos não é apenas uma forma de desafogo ou entretenimento para gastar energias das pessoas, mas meios que contribuem e enriquecem o desenvolvimento intelectual. (JUY, 2004).

Os jogos ajudam a criar um entusiasmo sobre o conteúdo a ser trabalhado a fim de considerar os interesses e as motivaçõesdos educandos em expressar-se, agir e interagir nas atividades lúdicas realizadas na sala de aula.

 

1. O LÚDICO NUMA PERSPECTIVA SÓCIO-HISTÓRICA



A brincadeira, no panorama sócio-histórico é um tipo de atividade social humana que supõe contextos sociais e culturais. O lúdico como instrumento educativo já se fazia presente no universo criativo do homem desde os primórdios dahumanidade. (Andrade e Sanches, 2006); (Szundy, 2005).

Por meio dos estudos de Cardoso (1996) as brincadeiras foram ocupando lugar de destaque numa sociedade que se desenvolveu do ponto de vista tecnológico e de suas relações sociais. No que diz respeito a essa mesma perspectiva sócio-histórica vale destacar as pesquisas desenvolvidas por Szundy (2005). Em seus estudos, essa pesquisadorachama atenção para o fator histórico do jogo com uma presença marcante nas diversas atividades características das civilizações antigas, das quais o mito e o culto podem ser citados como exemplos claros dessa influência.  Ao criar um jogo entre fantasia e realidade, o homem primitivo procurava, através do mito, dar conta dos fenômenos do mundo. No que diz respeito ao culto, os rituais das civilizaçõesantigas eram celebrados dentro de um espírito de puro jogo, no sentido literal da palavra, um jogo entre o bem e o mal.

O papel central reservado ao mito e ao culto nas civilizações antigas permanece intacto em diversas comunidades, nas quais o jogo entre fantasia e realidade, entre o bem e o mal representa a base moral do povo, passada de geração a geração por meio da sabedoria dosmembros mais velhos dessas comunidades. Dessa forma os padrões simbólicos de compreensão e (re)criação são estabelecidos proporcionando instrumentos para o aprendiz.

Na Grécia antiga e em Roma já existiam os jogos educativos, e no século XIX o ensino de línguas é ressaltado pelo desenvolvimento comercial e pela expansão dos meios de comunicação e surgem, assim, os jogos para o ensino delínguas vivias. (Kishimoto, 1998, p. 15). Ao tomarmos como parâmetro às teorias de DANTAS (1998, p. 111) “o termo lúdico refere-se à função de brincar (de uma forma livre e individual) e jogar (no que se refere a uma conduta social que supõe regras)”. Assim, o jogo é como se fosse uma parte inerente do ser humano, sendo encontrado, na Filosofia, na Arte, na Pedagogia, na Poesia (com rimas de palavras),e em todos os atos de expressão. (Andrade e Sanches, 2005).

Em concordância com Andrade e Sanches, podemos arriscar-nos em afirmar que o jogo não necessita essencialmente de um ganhador e de um perdedor. Portanto, o emprego da atividade lúdica, define-se a toda e qualquer tipo de atividade alegre e descontraída, desde que possibilite a expressão do agir e interagir. Queremos destacar...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM
  • A importancia das atividades ludicas no ensino da matematica
  • A importancia da atividade ludica do ensino fundamental II
  • A importância dos jogos e atividades lúdicas para o ensino aprendizagem
  • A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES LÚDICAS PARA A APRENDIZAGEM
  • Atividade ludica em ensino de matematica
  • PROJETO A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE LÚDICA
  • A importância das atividades lúdicas no processo de alfabetização e letramento dos educandos do 1º ano do ensino fundamental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!