A importância do sono

Páginas: 20 (4934 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2014
A IMPORTÂNCIA DO SONO


A IMPORTÂNCIA DO SONO
PRÓLOGO
Durante as décadas de 70 e 80, acreditava-se que dormir apenas cinco horas por noite era o suficiente para repor as energias além de aproveitar melhor o dia. Hoje, cientistas e médicos revelam com veemência que é durante o sono que o organismo produz os hormônios do crescimento que possibilitam o rejuvenescimento e a renovação celular.Com o sono insatisfatório, as células não são repostas convenientemente concluindo-se que as pessoas que não dormem bem envelhecem mais depressa. A falta de sono provoca o desequilibro endócrino e metabólico. A pessoa pode engordar e emagrecer muito já que o organismo está desregulado. O sono deve ser profundo e reparador. Quando dormimos ocorrem milhões de reações, tais como: reparos em todos osnossos órgãos vitais, elaboração de substâncias hormonais e de novas células, que irão se agregar aos tecidos dos nossos órgãos: fígado, baço, pâncreas, cérebro e coração. Renovando-os.
POR QUE DORMIMOS?
O sono é produzido por uma substância química desenvolvida pela glândula pineal (localizada na base do cérebro) é importante para o sono, ela é denominada de melatonina. Trata-se de uma secreçãoglandular que entra na circulação sanguínea para regular o ciclo referente ao ato de dormir e acordar. Como vemos a glândula só regula o período de sono, mas não necessariamente o produz.
A substância misteriosa capaz de nos deixar com vontade de ir para a cama ainda não foi descoberta. Pesquisas relacionadas a esse fato apontam para a possibilidade de ser um ácido graxo, similar a um doscomponentes das membranas celulares, mas por enquanto é só uma possibilidade que precisa ser constatada.
As causas mais importantes de dificuldade para conciliar o sono estão relacionadas com o estresse provocado pelo dia a dia agitado e com a produção inadequada de serotonina, neurotransmissor que regula o ritmo do sono.
Apesar de existirem medicamentos que ajudam a dormir, a automedicação deve serevitada. O ideal é adotar algumas medidas para ter um sono mais saudável, o que é possível com simples mudanças no estilo de vida.
A IMPORTÂNCIA DO SONO E AS PRINCIPAIS INTERFERÊNCIAS
Sono é o nome dado ao repouso que fazemos em períodos de cerca de 8 horas em intervalos de cerca de 24 horas. Durante esse período nosso organismo realiza funções importantíssimas com consequências diretas à saúdecomo o fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios (hormônio do crescimento, insulina e outros), consolidação da memória, isso sem falar no relaxamento e descanso da musculatura.
Passamos cerca de um terço de nossa vida dormindo. Dormir bem é essencial não apenas para ficar acordado no dia seguinte, mas, para manter-se saudável, melhorar a qualidade de vida e atéaumentar a longevidade. Nosso desempenho físico e mental está diretamente ligado a uma boa noite de sono. O efeito de uma madrugada em claro é semelhante ao de uma embriaguez leve: a coordenação motora é prejudicada e a capacidade de raciocínio fica comprometida, ou seja, sem o merecido descanso o organismo deixa de cumprir uma série de tarefas importantíssimas.
Em estudo realizado pela Universidadede Chicago – EUA, onze pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias. O efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo delas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade. E os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Em pesquisas de laboratório, ratos usados como cobaias nãoaguentaram mais de dez dias sem dormir. A consequência: morte por infecção generalizada.
Sim, é verdade que quando dormimos crescemos. Na infância, cerca de 90% do hormônio do crescimento é liberado durante o sono. Crianças que dormem mal têm mais chances de ter problemas no seu desenvolvimento físico. O hormônio do crescimento continua sendo liberado mesmo na fase adulta. Embora em doses menores,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do sono
  • importancia do sono
  • Importancia do sono
  • Importancia do sono
  • A IMPORTANCIA DO SONO
  • A importância do sono para a qualidade de vida
  • A importância do sono e as principais interferências
  • Importância do sono na regulação do humor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!