A importância do servico social no campo da saúde mental do caps i

Páginas: 24 (5790 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
A IMPORTÂNCIA DO SERVICO SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL DO CAPS I



Mendonca, Patrícia Sueli Silva patriciasueli123@yahoo.com.br

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado à Unidade de Ensino e Aprendizado de Viçosa (UNISAV), para a obtenção do Título de Pós-Graduação em Instrumentalidade do Serviço Social com ênfase em: Saúde, AssistênciaSocial, Educação/Terceiro Setor e Poder Judiciário

Orientadora: Profª. Waleska Ribeiro Neves (Assistente Social e Especialista em Saúde Pública)

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância e a prática do Serviço Social no campo da Saúde Mental, junto ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município Lavras /MG. O trabalho apresenta umbreve histórico do primeiro CAPS e seu objetivo, com destaque na Reforma Psiquiátrica no Brasil. Aborda o processo saúde/doença mental em que a qualidade e o modo de vida estão vinculados ao conceito de saúde e exercício de cidadania. Posteriormente, enfatizando a contribuição do Assistente Social junto aos pacientes ou usuários, com transtorno mental, contribuindo para a efetivação de tratamentosdignos para esses pacientes, como sujeito de direitos.



Palavras Chave: CAPS I – Saúde Mental – Serviço Social



INTRODUÇÃO



O Serviço Social é uma profissão que vem se afirmando como uma “especialização do trabalho” inscrita na divisão sócio técnica do trabalho.

Os assistentes sociais têm como objeto de trabalho as diversas manifestações da questão social. Portanto, ampliam-seas demandas sociocupacionais para este profissional.

O Centro de Atenção Psicossocial( CAPS I) é um desses espaços de atuação e foi criado como um dispositivo estratégico de serviço substitutivo aos Hospitais Psiquiátricos, que surgiu à partir da Lei  Federal 10.216/2001.

O CAPS procura inovar um conceito complexo que tem como cultura, que a pessoa portadora de transtornos mentais aindacausa perigo e constitui uma ameaça para a sociedade. Assim, o presente estudo objetiva compreender a atuação do profissional que presta serviços nessas instituições.

Desta forma, é essencial destacar no trabalho, ora apresentado, a importância do Serviço Social na área da Saúde Mental, buscando efetivar um conjunto de transformações de práticas, saberes, valores culturais e sociais, e é nocotidiano da vida da instituição, dos serviços e das relações interpessoais que o processo da Reforma Psiquiátrica avança, marcado por impasses, tensões, conflitos e desafios. Busca analisar a construção da cidadania e autonomia dos usuários, estimulando a integração social e familiar, além de como se dá a atuação do Assistente Social junto à equipe multiprofissional.

O estudo foi realizado nomunicípio de Lavras/MG. Objetivou-se pesquisar dados referentes às demandas que são atendidas pelo Serviço Social e de que forma esse atendimento se efetiva; investigar quais instrumentos de trabalho o assistente social utiliza e em que circunstancias se realiza; identificar os aportes teórico-metodológicos e éticos-políticos presentes na prática profissional, com destaque para o Código de Ética e aLei de regulamentação.

A fim de responder os objetivos traçados, o trabalho inicia contextualizando a história do CAPS, Reforma Psiquiátrica no Brasil, o Serviço Social na área de Saúde Mental, Análise da Instituição do município de Lavras/MG e, por fim, é abordada a importância dos assistentes sociais junto ao CAPS l. A investigação realizada é do tipo exploratório e qualitativo, comdados coletados a partir de pesquisa bibliográfica e empírica. Os dados empíricos foram coletados através de entrevista semi-estruturada com a assistente social do CAPS.



CONTEXTUALIZAÇÃO DE SAÚDE/DOENÇA



A Organização Mundial da Saúde – OMS - define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade” ( ALMEIDA FILHO,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CAPS E SERVIÇO SOCIAL: O TRABALHO DO (A) ASSISTENTE SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
  • A PRÁTICA DO SERVIÇO SOCIAL NO CAMPO DA SAÚDE MENTAL
  • Caps: a contribuição do serviço social em relação a saúde mental
  • SAÚDE, DOENÇA MENTAL E SERVIÇOS DE SAÚDE NA VISÃO DE ADOLESCENTES E SEUS CUIDADORES
  • A Importância da Saúde mental nos serviços de saúde
  • Serviço social e saúde mental
  • Serviço Social e Saude mental
  • Serviço social e saude mental

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!