A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

Páginas: 7 (1568 palavras) Publicado: 11 de maio de 2015










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO
Neste trabalho veremos um pouco sobre estrutura e organização do Projeto Político Pedagógico como também sua importância para o trabalho da equipe escolar.
Veremos o significado de cada palavra do Projeto Político Pedagógico,sua fundamentação legal e os sete tópicos indispensáveis para a elaboração do PPP.
O PPP é o caminho que norteia todas e quaisquer ações no contexto escolar. Oportuniza a construção da identidade da escola, quando organiza e planeja coletivamente a execução das demandas inerentes a realidade da comunidade escolar.


2 DESENVOLVIMENTO
No Brasil, se intensificou a elaboração dos PPP após apublicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que em seus artigos 12, 13 e 14 estabeleceram a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de educação básica.
Sua fundamentação legal deu-se a partir da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional LDB 9394/96, em seu artigo 12, onde: “os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seusistema de ensino, terão a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.”, a participação ativa de todos os envolvidos na gestão escolar (professores, funcionários, representantes da comunidade, pais e alunos).
A construção do Projeto Político Pedagógico (PPP) é peça fundamental no planejamento das instituições de ensino em seus vários níveis e modalidades.
O PPP contém o que a escolaidealiza das suas metas de ensino, os objetivos e os possíveis caminhos a seguir.
Outra importância do PPP é propor uma forma de organizar o trabalho pedagógico suplantando os conflitos que advém das relações competitivas, corporativas autoritárias.
A maior obrigação da escola é a educação, responsável pela transformação e evolução da sociedade, segundo Gadotti enfatiza: “Todos não terão acesso àeducação enquanto todos – trabalhadores e não trabalhadores em educação, estado e sociedade civil – não se interessarem por ela. A educação para todos supõe todos pela educação” (2001, p.40).
É possível perceber que, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
• É projeto porque apresenta propostas, ou seja, é inacabado, inconcluso, dialético.
• É político porconsiderar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e críticos, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
• É pedagógico porque define e organiza as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
“Um instrumento de trabalho que mostra o que vai ser feito, quando, de que maneira,quando, de que maneira, por quem, para chegar a que resultados” (Veiga, 2001, pág.110).
Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar dúvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar às necessidades de aprendizagem dos alunos. Por isso a sua elaboração precisa contemplar os seguintes tópicos:
• Missão
• Clientela
• Dados sobre a aprendizagem
• Relação com as famílias
• Recursos
•Diretrizes pedagógicas
• Plano de ação
"O PPP se torna um documento vivo e eficiente na medida em que serve de parâmetro para discutir referências, experiências e ações de curto, médio e longo prazo", diz Paulo Roberto Padilha, diretor do Instituto Paulo Freire, em São Paulo.
Mas, qual a importância do PPP para a Educação Básica?
As palavras de Veiga (2005) respondem a indagação. Para ela o PPPtorna-se uma direção para as ações da escola. É um ato intencional que deve ser estabelecido coletivamente e, por isso, passa a ser compromisso de todos.
De acordo com VASCONCELOS (2004, P. 96) “A participação aumenta o grau de consciência política, reforça o controle sobre a autoridade e também revigora o grau de legitimidade do poder serviço.”. É neste cenário que os anseios e desejos das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do Projeto Político Pedagógico para organização escolar
  • A IMPORTANCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA A ORGANIZACAO ESCOLAR
  • A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR:
  • A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
  • A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO PARA A ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.
  • A importância do Projeto Político Pedagógico para a organização escolar
  • A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO PARA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
  • "A Importância do Projeto Político Pedagógico para a organização escolar"

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!