A importância do processo de atenção para o professor

Páginas: 5 (1195 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2012
Maria Francesca da Costa Dutra
Prof. Daniela Regina da Silva
Centro Universitário Leonardo Da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (0281/3) – Psicologia da Educação e Aprendizagem
02/02/08

RESUMO
O texto A importância do processo de atenção para o professor fala sobre a necessidade de se conhecer como se processa atenção, principalmente a atenção voluntária, para que tal processopossa fornecer subsídios para o planejamento das diversas estratégias que devem ser utilizadas na apropriação efetiva do conhecimento. Salienta ainda o afeto como fator relevante no processo de atenção e no aprender.

Palavras – chave: Atenção; Aprendizado; Afeto.


1 INTRODUÇÃO

Compreender como acontece o aprendizado e por que às vezes certo conteúdo não atingiu o aluno, sempre foiinteresse do professor. Um dos caminhos para descobrir como efetivar o saber é conhecer como se processa a atenção. A atenção voluntária se desenvolve através dos significados atribuídos a determinados assuntos e é preciso se preparar para envolver o aluno de forma que o faça atribuir algum significado que desperte a sua atenção.


2 A atenção: uma definição:

Atenção pode ser definida como adireção da consciência, o estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto. A atenção como processo biológico é inato e aos poucos vai adquirindo novas formas e expressões. Já a atenção como um processo psicológico, tem como função selecionar quais estímulos fornecidos pelo meio vão ser apropriados pelo ser humano.


2.1 Tipos de atenção

O processo de atenção estádividido em duas categorias: a atenção voluntária e a atenção involuntária. A passagem de uma para a outra acontece através da mediação simbólica, ou seja, dos estímulos do meio em que está inserido.


2.1.1 Atenção involuntária:

Aquela que não é controlada e que os estímulos não são selecionados.


2.1.2 Atenção voluntária:

É realizada através de significados que o ser humano atribuipara as coisas. É um processo de seleção, dos elementos que considera relevante.

A atenção é também um processo social, construído ao longo do desenvolvimento do ser humano, e não apenas um processo biológico de maturação do sistema. A Atenção voluntária é aquela que exige certo esforço mental para algum determinado fim.


3 ATENÇÃO COMO MECANISMO DE APRENDIZAGEM

O tipo de atençãoque é interessante no processo de aprendizagem é a atenção voluntária, uma vez que ela só existe através da atribuição de significados, faz necessário buscar entender quais os critérios apropriados para a significação efetiva do que se quer ensinar. Tais significados estão relacionados com as associações que o cérebro faz entre o que se está conhecendo no momento e a vivência do ser.

O homem éum ser social, está profundamente arraigado a sua cultura e dentro dessa pluralidade é preciso respeitar cada ser como único e compreender que as associações feitas não serão de maneira alguma iguais a todos, serão determinadas pelo grau de significação atribuído no momento do aprendizado.

Nas atuais circunstâncias em que o Brasil se encontra no que tange a educação, seria utópicodisponibilizar um tipo de aprendizado diferente para cada aluno, diante de salas lotadas e condições precárias de trabalho, mas se o saber precisa chegar a todos os alunos de forma indistinta é necessário buscar um meio de promover de forma ampla a aquisição de uma simbologia importante e particular de cada aluno.


4 SELECIONANDO O QUE SE QUER ENSINAR:

Quase sempre a escola organiza seus saberes aserem apropriados pelos alunos como se estes fossem uma folha de papel em branco em que a sua história começa a ser escrita ao ingressar na escola.
Se ao mesmo tempo em que não pode ser radical a ponto de desconsiderar todo o contexto histórico e cultural, não deve ainda regionalizar-se, precisa sim descobrir o meio termo entre os dois extremos.
É preciso agregar símbolos importantes ao que se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da prática educativa no processo de formação do professor
  • A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DO ENSINO-APRENDIZAGEM E O PAPEL DO PROFESSOR
  • A importância do professor
  • Importância do professor
  • A importância do professor
  • A importância da auditoria em atenção básica
  • A importância do relacionamento entre o professor e os alunos em sala de aula e suas conseqüências no processo...
  • A importância da pesquisa de intervenção no processo de formação do pedagogo e na prática do professor.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!