A importância do Plano de Negócio no empreendedorismo

Páginas: 6 (1483 palavras) Publicado: 5 de dezembro de 2013
A IMPORTANCIA DO PLANO DE NEGÓCIOS NO EMPREENDIMENTO
Georgeton Rodrigues de Morais
Profº. João Henrique
Faculdade Metropolitana de Marabá – METROPOLITANA
Administração (ADG - 0026) – Empreendedorismo
23/10/10


RESUMO

O sucesso de um empreendimento, muitas vezes, está relacionado com a capacidade de decidir corretamente. Tomar decisões acertadas é um processo que exige o levantamentode informações, análise fria da situação, avaliação das alternativas e a escolha da solução mais adequada. O verdadeiro empreendedor é capaz de tomar decisões corretas, na hora certa. Determinar seus próprios passos, abrir seus próprios caminhos, ser seu próprio patrão, enfim, buscar a independência é meta importante na busca do sucesso. O empreendedor deve ser livre, evitando protecionismos que,mais tarde, possam se transformar em obstáculos aos negócios. Só assim surge a força necessária para fazer valer seus direitos de cidadão-empresário. Enquanto a maior parte das pessoas tende a enxergar apenas dificuldades e insucessos, o empreendedor é otimista e busca o sucesso, e, apesar das dificuldades, não se abate, mas vibra com desafios. O tema é extenso, porém procuramos abordar osprincipais pontos de forma a apresentar os principais requisitos para ser um empreendedor de sucesso.

Palavras – Chave: Empreendorismo; Plano de Negócios.

1 INTRODUÇÃO

Existe uma importante ação que somente o próprio empreendedor pode e deve fazer pelo seu empreendimento: planejar, planejar e planejar. No entanto, é notória a falta de cultura de planejamento do brasileiro, que por outro lado ésempre admirado pela sua criatividade e persistência. Um empreendedor de sucesso nunca se acomoda, para não perder a capacidade de fazer com que simples idéias se concretizem em negócios efetivos. Manter-se sempre dinâmico e cultivar certo inconformismo diante da rotina é um de seus lemas preferidos.
Os fatos devem ser encarados de maneira objetiva. Não basta apenas sonhar, deve-se transformar osonho em ações concretas, reais, mensuráveis. Para isso, existe uma simples, porém para muitos, tediosa, técnica de se transformar sonhos em realidade: o planejamento.
Muito do sucesso creditado às micro e pequenas empresas em estágio de maturidade é creditado ao empreendedor que planejou corretamente o seu negócio e realizou uma análise de viabilidade criteriosa do empreendimento antes decolocá-lo em prática.

2 ANALISE HISTÓRICA DO EMPREENDEDORISMO

A palavra empreendedor – tem origem francesa “entreprender”, que significa empreender, e em um primeiro conceito envolve compra e venda.
Segundo Dornelas (p.27: 2001), um exemplo de definição de empreendedorismo pode ser creditado a Marco Polo. Como empreendedor, ele assinou um contrato com um homem que capitalista, para vender suasmercadorias. Enquanto o capitalista era alguém que assumia riscos de forma passiva, o aventureiro empreendedor assumia papel ativo, correndo todos os riscos físicos e emocionais.
Na Idade Média, o termo empreendedor foi utilizado para definir aquele que gerenciava grandes projetos de produção. Ele não assumia grandes riscos; apenas gerenciava, utilizando os recursos disponíveis, geralmenteprovenientes do governo do país.
No século XVIII, o capitalista e o empreendedor foram finalmente diferenciados, devido ao início da industrialização. Uns dos exemplos foram às pesquisas referentes à eletricidade e à química feitas por Thomas Edison, que só foram possíveis por meio de auxílio de investidores que financiaram os experimentos.
Nos séculos XIX e XX, os empreendedores foramfreqüentemente confundidos com os gerentes ou administradores, o que tem ocorrido até hoje.
Todo empreendedor necessariamente deve ser um bom administrador para obter sucesso, no entanto nem todo bom administrador é um empreendedor.

3 PERSPECTIVA PARA O EMPREENDEDORISMO
Como podemos verificar, o empreendedorismo não se constitui de um “passe de mágicas”, mas de uma ação que requer, acima de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ATPS EMPREENDEDORISMO
  • Empreendedorismo plano de negócio
  • ATPS de Empreendedorismo
  • Empreendedorismo
  • Av1 Empreendedorismo e Plano de Negócios
  • empreendedorismo e plano de negocio
  • Empreendedorismo
  • Empreendedorismo, planejamento e plano de negócios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!