A importância do Pedagogo na sociedade.

Páginas: 6 (1290 palavras) Publicado: 17 de maio de 2014
Introdução

O termo Pedagogia teve seu inicio na Grécia Antiga, onde o mentor pedagogo era os escravos que acompanhavam e levaram as crianças às escolas, porém no decorrer dos tempos os gregos notaram que determinados escravos eram cultos e observando assim aos seus conhecimentos, surgindo então o termo Pedagogia. Pedagogia de um contexto totalmente diferente ao contexto da pedagogia hojeconhecida. Devido à necessidade que a sociedade tem em aprender, de se relacionar com os demais, ter um convívio social, passou então à pedagogia conhecida no tempo da Grécia Antiga a se aproximar, em relação ao contexto, com a pedagogia do tempo atual, mudando-se assim todo conceito de Pedagogo conhecida naquela época. Com isso o Pedagogo conceitua-se um profissional especialista ou formado empedagogia, que tem como objetivo colaborar na construção do conhecimento, da formação de personalidade, da aprendizagem e na alteração de comportamento de cada individuo, seguindo as normas de cada sociedade, dentro de cada grupo onde esses indivíduos estão inseridos.
A pedagogia é o campo do conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento, tendo com função a de abriroportunidades e transmitir conhecimentos de mundo para nós seres humanos sociais, tendo como objetivo principal a busca na melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos, é também uma atividade intencional a ponto de nortear e demostrar os diversos caminhos que a sociedade pode seguir, desta maneira possui um grande impacto na formaçãohumana e social, influenciando no comportamento, investigando a realidade educacional, tornando-se necessário que este aprendizado seja visto e empregado não somente nas escolas, mas também em todos os momentos fora do âmbito escolar, onde o processo ensino-aprendizagem passa a ser vivenciado em todo ou qualquer setor social, pois as educações formais ou não formais passam a caminharparalelamente com o objetivo de que a educação é essencial e o principal instrumento contra a desigualdade social. Considerada um campo do conhecimento que se ocupa do estudo dos fenômenos do desenvolvimento, tendo com função a de abrir oportunidades e transmitir conhecimentos de mundo para nós seres humanos sociais, tendo como objetivo principal a busca na melhoria no processo de aprendizagem dosindivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia está ligada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do nosso país, colabora sendo fundamental para a formação do professor da educação nas áreas devidas.
Verificando-se as alterações e os avanços econômico ou social que vem crescendo nos últimos anos, notam-se grandesaparecimentos de espaços educacionais não formais, abrindo novas oportunidades de trabalho para os pedagogos, assim, as atividades educativas intencionais, com planejamentos pré-definidos e objetivos vão surgindo não somente nas escolas, mas também em outras instituições sociais como empresas, orfanatos, sindicatos, hospitais, etc.
A educação fora do espaço escolar mostra e evidência esta discussãode que o pedagogo vai além do espaço escolar, que até pouco tempo era um espaço restrito de trabalho, para introduzir em um novo campo de atuação com uma ampla visão da atuação deste profissional. A pedagogia então, é de essencial importância para a formação do ser humano, que passa a existir em ambientes que antes não eram introduzido, onde os próprios pedagogos buscam expandir seusconhecimentos nesses novos espaços, ocupando cada vez mais esse campo de atuação em ambientes não escolares e de educação informal.
É nesse contexto que o educador atua, ou seja, na mediação da relação dialógica entre o conhecimento e a vontade de aprender, de transformar os espaços e contribuir para o desenvolvimento das pessoas. É nessa diversidade de campos de atuação que ele se organiza com foco na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do pedagogo na sociedade
  • A importância do trabalho do professor e pedagogo em nossa sociedade
  • A importância do pedagogo
  • IMPORTÂNCIA DO PEDAGOGO
  • A importância do Pedagogo
  • A Importância do Pedagogo na Educação Infantil
  • A importancia da educaçao para os futuros pedagogos
  • a importancia do pedagogo social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!