A importância do microscópio

Páginas: 2 (494 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2011
A IMPORTÂNCIA DO MICROSCÓPIO
A citologia é dependente de equipamentos que permitem  a visualização das células, pois a maioria delas são  tão pequenas que não podem ser observadas sem o auxílio deinstrumentos ópticos de ampliação. O olho humano tem um limite de resolução de 0,2 mm. Abaixo desse valor, não é possível enxergar os objetos sem o auxilio de instrumentos, como lupas e,principalmente, o microscópio.  
O crédito da invenção do microscópio é discutível, mas sabe-se que em 1591 os holandeses , Hans Janssen e Zacarias Janssen compuseram um artefato rudimentar munido de um sistemade lentes, que permitia a ampliação e a observação de pequenas estruturas e objetos com razoável nitidez. O aparelho foi denominado de microscópio e se constituiu na principal janela da ciência para omundo além da capacidade de resolução do olho humano.  
Em 1665, o inglês Robert Hooke usou um microscópio para observar uma grande variedade de pequenos objetos, além de animais e plantas que elemesmo representava em fiéis ilustrações. Hooke percebeu que a casca do carvalho era formada por uma grande quantidade de alvéolos vazios, semelhantes à estrutura dos favos de uma colmeia de abelhas.Naquela época, Hooke não tinha noção de que estava observando apenas contornos de células vegetais mortas. Publicou as suas descrições e ilustrações em uma obra denominada Micrographia, em que usa adesignação "little boxes or cells" (pequenas caixas ou celas) para denominar os alvéolos observados, dando origem assim ao termo célula. O termo acabou tornando-se definitivo e oficial.  
Oaperfeiçoamento do microscópio determinou um aumento no volume de obras sobre investigações, usando os recursos da microscopia e, gradativamente, o homem foi desvendando os mistérios das células.
Marcello Malpighi(1628 - 1694): Utilizava microscópios de sua própria fabricação. Ele foi o primeiro a observar os glóbulos vermelhos e afirmar que eram eles que davam a cor ao sangue. Estudou a pele, descobrindo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Microscopio
  • Microscopio
  • Microscópios
  • Microscópios
  • microscopio
  • microscopio
  • Microscopio
  • Microscopios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!