A importância do marketing pessoal para garantia da empregabilidade

Páginas: 13 (3062 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
Introdução

Na atualidade o mundo globalizado faz com que as empresas adotem métodos e técnicas e que seus profissionais das mais diversas áreas desenvolvam os mesmos como forma de diferenciação,como alternativa para se manter no mercado.
É preciso saber lidar com pressões,frustações,ser integrado e,principalmente,estar em sinergia e criar simpatia com as pessoas,evitando julgamentos críticosbaseados em sensações e não em fatos;investir na inteligência emocional é indispensável e acima de tudo em marketing pessoal.
A empregabilidade tem como visão transformar cada profissional em administrador da própria carreira.Pode-se dizer que é o fim dos compromissos com a empresa e o início das responsabilidades com a administração pessoal de sua carreira.Dessa maneira,cada profissional setransforma em uma empresa e passa a administrar a própria carreira como o produto que precisa ser vendido no mercado.
A postura de uma pessoa sempre abriu portas e influenciou opiniões e decisões.O mundo trata melhor quem se trata melhor.As pessoas são diferentes,mas seus desejos básicos são parecidos.Se realizar profissionalmente e pessoalmente é como todos nós gostaríamos de ser.O grandeproblema não estar em saber o que se quer,mas sim como fazer para conseguir aquilo que deseja.
Pode-se dizer que as empresas estão constantemente diante de inúmeros desafios e surge irremediavelmente a necessidade de utilizar estratégias para se manter no mercado competitivo,com muita competência,habilidade,marketing pessoal e criatividade para superar as expectativas tanto próprias quanto do cliente.É preciso definir exatamente a área de ação,a especialidade,criar uma mensagem e uma estratégia para promover a marca pessoal ,já que promover cuidadosamente o seu serviço faz a diferença na hora da concorrência.
A partir do conhecimento destes conceitos,o profissional adapta as técnicas de marketing,aplicadas geralmente no mercado,têm o mesmo poder se atrair o

sucesso,visibilidade ereconhecimento para o indivíduo,projetando-o no mercado independentemente da categoria profissional que pertença.
Hoje,mais do que nunca,não basta ser competente no sentido acadêmico da palavra;é imprescindível que cada um de nós,divulgue publicamente suas habilidades no mais amplo sentido.
O trabalho se encontra dividido em três capítulos .O primeiro refere-se ao marketing, subdividido emmarketing pessoal,estratégia de marketing pessoal e atividades do marketing:ser,parecer e aparecer.O segundo trata da empregabilidade.O terceiro refere-se a metacompetência como uma visão da realização pessoal.Por fim,segue as considerações finais.



Desenvolvimento

CAPÍTULO I

1. Marketing
Este capítulo procura trataralguns conceitos básicos,tais como:marketing,marketing pessoal e marketing profissional,para que o leitor seja capaz de associá-los a empregabilidade,que será discutida no próximo capítulo.
O marketing tem seu papel difundido em quase todas as atividades humanas atuais. Com o domínio da comunicação, da internet diversos setores da economia tiveram suas alterações.Assim desde a política até areligião o cliente passa ser o centro.A palavra marketing de certa forma tornou-se um modismo, porém uma moda duradouro.
Conforme Pinheiro, Salles Neto e Barbosa(2005),
marketing é uma palavra em inglês derivada de "Market" que significa mercado e bastante utilizada para expressar a ação voltada para o mercado. Todos nós enquanto indivíduos realizamos atividades de marketing com o objetivo deconseguirmos das outras pessoas uma reação ou ação, como: atenção, interesse, divulgação, ... . Somente conseguiremos alcançar o desejável se o que mostramos desperta interesse como valor nos demais.
Las Casas(1997) sugere que:
O marketing é a área de conhecimento que engloba todas as atividades concernentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • marketing pessoal como factor de empregabilidade
  • Marketing pessoal & empregabilidade
  • Perfil profissional, Empregabilidade, Marketing Pessoal.
  • A Importancia Do Uso Do Marketing Pessoal
  • A importância do Marketing Pessoal
  • A importância do marketing pessoal na carreira profissional
  • A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL NA VIDA DE UM PROFISSIONAL NO MUNDO DOS NEGÓCIOS
  • A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PESSOAL PARA A VIDA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!