A importância do marketing multinível para o crescimento da herbalife

Páginas: 9 (2147 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE
FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
DISCIPLINA: ESTÉTICA DA COMUNICAÇÃO
PROFESSORA: MARCÍLIA GOMES
HABILITAÇÃO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA


A importância do marketing de multinível para o crescimento da Herbalife
INTRODUÇÃO
Esta pesquisa foi desenvolvida para se obter um conhecimento mais aprofundadosobre como funciona o sistema de marketing da empresa Herbalife, levando em consideração seu crescimento e desenvolvimento em todo o mundo. Portanto, este trabalho prende-se apenas em como se desenvolve o sistema de marketing multinível usado por empresas que pretendem distribuir seus produtos utilizando pouca verba para a propagação de sua marca.
Para a realização deste material, consultamoslivros sobre marketing multinível, sites sobre o assunto e sobre a empresa, visitamos uma reunião dos distribuidores da Herbalife e analisamos todo o contexto que se encontra os seguidores deste produto. Para a explicação deste conteúdo, foram desenvolvidos alguns tópicos, que explicam como surgiu, como funciona e como o marketing multinível é importante para o crescimento da empresa Herbalife.RESUMO
Utilizando-se de uma prática que promete ser a economia do futuro, a Herbalife utiliza o marketing multinível para sistematizar uma rede de distribuição de produtos e serviços, que possui como principal característica a venda direta, de pessoa a pessoa. Tendo com principal objetivo a conquista de novos clientes e distribuidores.
É possível identificar que as pessoas ligadas a esta rede,tem como interesse maior, a conquista de novos credenciados, que façam a rede aumentar, gerando assim o lucro maior em cima de cada pessoa cadastrada. O marketing multinível pode ser um bom negócio para o distribuidor que não possui bastante renda para fazer campanhas publicitárias caras, ele só precisa ter uma ampla rede de distribuidores que vendam seus produtos e o façam se tornar conhecidospela população através, principalmente, do “boca a boca”.

1.EMBASAMENTO TEÓRICO
1.1. Marketing de Multinível
1.1.1. Conceito
Marketing multinível (MMN), também conhecido como marketing de rede, é um sistema de distribuição de produtos caracterizado pela formação de uma rede de revendedores através de indicações de novos associados, por parte dos antigos, sendo derivado de um sistema devendas direta, que leva o produto de porta em porta, apresentando-o de pessoa em pessoa ou em reuniões programadas especificamente para a apresentação do produto.
Ao contrário dos sistemas de comercialização e distribuição, o marketing multinível se diferenciava pelo fato de criar uma rede de vendedores e distribuidores. Ao mesmo tempo em que realizavam as vendas, distribuíam os produtos e divulgavama marca através do “boca-a-boca”, os vendedores tinham a possibilidade de indicar outros vendedores. Além da redução dos custos com logística, disponibilidade de estabelecimentos físicos (escritórios, depósitos, etc.), campanhas publicitárias em meios de comunicação de massa e outros custos envolvidos na comercialização dos produtos, os negócios que se apoiavam no sistema de marketing multiníveldiferenciavam-se do mercado por conta de seu contato entre empresa, distribuidor e consumidor. Essa relação criava entre empresa e consumidor um laço mais estreito e pessoal.
Segundo Francisco Gracioso e Eduardo Najjar¹, o marketing multinível se define da seguinte forma:
É o canal de distribuição pelo qual produtos e serviços destinados ao consumidor são vendidos diretamente a este, em locaisoutros que não o estabelecimento do vendedor. As vendas diretas são feitas de pessoa a pessoa, individualmente ou em reuniões de pequenos grupos, muitas vezes chamados de party-plans em inglês.

¹GRACIOSO, Francisco; NAJJAR, Eduardo R. Marketing de Rede: A Era do Supermercado Virtual. São Paulo: Editora Atlas, 1997. p.13
A origem desse tipo de venda se deu desde épocas antigas, quando...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Marketing multinivel
  • Marketing Multinível
  • marketing multinivel
  • Marketing Multinível
  • Marketing multinível
  • Marketing Multinivel
  • Marketing multinivel
  • Marketing Multinivel

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!