A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO 1 ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Páginas: 40 (9762 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2015
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Resumo
Esta pesquisa de monografia é resultado de estudos decorrentes no processo de graduação e de diversas observações realizadas sobre a educação cujos questionamentos foram levantados e um deles foi: por que as crianças apresentam dificuldades em diversas áreas de conhecimento, especificamente emler, escrever e interpretar. O objetivo desta monografia visa observar alguns tópicos que nortearam esta análise bibliográfica; por que as crianças brincam e de que forma? Qual a relação do lúdico no processo de ensino e aprendizagem? E como o lúdico, por meio da formação do educador, interfere neste processo. Inclui um vasto estudo teórico a respeito das estratégias voltadas para o conceitohistórico de criança, concepção sobre o cuidar, fundamentos sobre as instituições escolares e aborda o tema principal sobre conceitos de ludicidade e estudiosos que defendem este novo prazer lúdico como um de diversos instrumentos que podem ser contextualizados e que influenciam no desenvolvimento cognitivo e social dos educandos, a
gindo de forma dinâmica na relação de educandos e educadores noprocesso de ensino e aprendizagem. Viram-se atividades nas quais foram observados conteúdos que envolvessem as brincadeiras lúdicas e que confirmam que as crianças aprendem com mais facilidade brincando. No entanto, a ludicidade ajuda no aprimoramento da educação, pode ser crítica e criativa, de acordo com a demanda e realidade da sala de aula e, junto ao educador, desenvolve possibilidades que permitamaos educandos a experimentar situações que interferem no ensino bem como a importância de um educador mediando esta relação de ensino e aprendizagem com a ludicidade.
Palavras-chave: criança, escola, prazer, lúdico.
Introdução
1. O Trabalho com o Lúdico Através da História
1.1. Historicidade da educação de crianças de zero a seis anos
1.2. Concepção de crianças
1.3. Preparação das escolas noâmbito social
2. O Lúdico e o Resgate da História do Sujeito
2.1. O brincar e a história cultural
3. A Formação dos Educadores Integrada A Ludicidade na Sala de Aula
3.1. Criatividade e ludicidade uma combinação perfeita
4. O Lúdico na Convivência Escolar
4.1 A Importância do Lúdico no Processo de Ensino e de Aprendizagem no 1º Ano do Ensino Fundamental da Escola Objetivo Macunaíma
Conclusão
ReferênciaGlossário
Introdução
A sociedade contemporânea ocidental vem sendo, movida pelo interesse, pela instrumentalização do humano, pela negação do ócio e pelo controle mercantil sobre a produção e reprodução de bens materiais. Nesse mesmo modelo social, alegria e ludicidade presentes na vida comunitária e, particularmente, no brincar, acabam sendo vistos como “irrelevantes” e caracteriza-se como umjogo de passatempo.
Esta pesquisa de monografia visa relatar os dados obtidos pelas observações sobre a importância do lúdico no primeiro ano do ensino fundamental relacionado com o ensino e aprendizagem. Essa ludicidade é um assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação, por ser um brinquedo a essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico quepossibilite a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.
Estas observações foram resultados de diversos questionamentos como: por que as crianças brincam? Qual a relação do lúdico com o ensino e aprendizagem? Como a formação do educador interfere na interação do lúdico neste ensino? Todos embasados com diversas correntes teóricas e observações de diferentes turmas da referidaescola. Utilizaram-se, para tanto, entrevistas e aplicação de questionários.
Como elementos de pesquisas metodológicas para as fundamentações que irão abordar o tema sobre o lúdico foram realizadas visitas na instituição particular de ensino de Boa Vista Roraima – a Escola Objetivo Macunaíma foco de observações que suscitaram o trabalho de monografia.
Cabe aqui, portanto, ao realizar essas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!