A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Páginas: 28 (6765 palavras) Publicado: 29 de agosto de 2014




FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA


LUCIANA RIBEIRO FIRMO










A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
E NO ENSINO FUNDAMENTAL I










GUARULHOS
2012


FACINTER – FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA

LUCIANA RIBEIRO FIRMO
RU: 423066







A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
E NO ENSINO FUNDAMENTAL I


Trabalhode Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para obtenção do Título de Pedagogo.




SÃO PAULO
2012
AGRADECIMENTOS









Agradeço a Deus, por ter me ajudado até aqui... E ao meu esposo que sempre me apoiou e me incentivou incondicionalmente!
RESUMO

Esta pesquisa é fruto da preocupação que deve fazer parte de nossas vidas,que é a importância do papel do adulto na fase de desenvolvimento e aprendizagem da criança. A presença das brincadeiras e jogos tradicionais no universo lúdico infantil é de extrema necessidade na rotina escolar e domiciliar, pois permite que a criança solte sua imaginação e trabalhe sua criatividade nessa fase, sem seguir protocolos, sendo livre e estando livre de preconceitos. Para que ascrianças possam exercer sua capacidade de criar, é imprescindível que haja riqueza nas experiências que lhe são oferecidas.

PALAVRAS-CHAVE: Desenvolvimento e Aprendizagem da Criança, Brincadeiras, Universo Lúdico

Sumário

Sumário 9
1. INTRODUÇÃO 5
2. INFÂNCIA: PRINCIPAL FASE DA VIDA 8
2.1. O lúdico na escola 9
2.2. A infância na antiguidade 11
2.3. Quando a criança começa ser vistacomo tal 12
2.4. Criança deve ser tratada como criança 12


2.5. Piaget e Vygotsky 13
3. METODOLOGIA 16
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
23
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 24


1. INTRODUÇÃO


A brincadeira é atividade importantíssima na vida de qualquer ser humano, “Brincar sempre foi e sempre será uma atividade espontânea e muito prazerosa, acessível a todo ser humano (...)” principalmentena vida das crianças. (Maluf, 2003, p.17)

Dá-se realmente valor à prática do lúdico no processo de alfabetização e desenvolvimento das crianças?

A criança se expressa pelo lúdico, é através deste que, perpetuam e renovam as culturas infantis, desenvolvendo formas de convivência social, modificando-se e recebendo novos conteúdos, a fim de renovar a cada geração. É pelo brincar e repetir abrincadeira que a criança saboreia a vitória da aquisição de um novo saber fazer, incorporando-se a cada novo brincar.
Na medida em que é um instrumento indispensável no processo de aprendizagem, a brincadeira é a forma mais completa da criança entrar em contato consigo e com o mundo, é ainda através do ato de brincar que ela desenvolve a auto-estima, a imaginação, a confiança, o controle, acriatividade, a cooperação e o relacionamento interpessoal.
O brincar proporciona a troca de pontos de vista diferentes, ajuda a perceber como é visto pelos outros, auxilia a criação de interesses comuns, uma razão para que ela possa interagir. Além de muitas importâncias, desenvolve os músculos, a mente, a sociabilidade, a coordenação motora e além de tudo deixa qualquer criança feliz.
Abrincadeira acontece de acordo com a realidade cultural e o brinquedo é um pedaço de cultura, ele tem em cada momento da vida da criança uma função, um significado diferente e especial.
A brincadeira é algo que pertence à criança, à infância. Através do brincar a criança experimenta, organiza-se, regula-se, constrói normas para si e para o outro. Ela cria e recria a cada nova brincadeira o mundo que acerca. O brincar é uma forma de linguagem que toda criança usa para compreender e fazer-se compreendida.
Quanto mais se amplia a realidade externa da criança, mais ela tem necessidade de uma organização interna ágil e coerente, a fim de arquivar suas experiências e utilizá-las de modo adequado no momento presente. A recíproca é necessariamente verdadeira. Quanto mais se amplia a realidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O lúdico na educação infantil e ensino fundamental
  • A importância da literatura infantil na educação infantil e ensino fundamental i para o incentivo a leitura
  • RELATÓRIO DE ESTÁGIO NA EDUCAÇÃO. INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL
  • A importancia da leitura na educação infantil e no ensino fundamental
  • A importância da musicalização na educação infantil e no ensino fundamental
  • Resenha: A importância da Educação Física no Ensino Fundamental I
  • A importância do professor de Educação Física no Ensino Fundamental I
  • Importancia do ludico na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!